Uma abordagem sustentável de design para a indústria têxtil

Autores/as

  • Renata Vavolizza Universidade Federal do Paraná SENAI Jaraguá do Sul
  • Liliane Iten Chaves
  • Adriano Heemann

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.579

Palabras clave:

Indústria têxtil. Sustentabilidade. Design têxtil sustentável.

Resumen

Este artigo apresenta possibilidades de inserção de práticas sustentáveis no processo produtivo têxtil, através de uma abordagem sistêmica e sustentável em design, tendo como referência principal o contexto das indústrias têxteis ou de confecção em Santa Catarina. O trabalho é embasado em uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) e de dados coletados em Instituições como SENAI e FIESC. O principal objetivo é realizar o levantamento de literaturas existentes que se relacionam ao tema, buscando teóricos que fundamentem esta pesquisa, e que possam ser aplicadas no contexto explicitado. A indústria têxtil possui especifidades e uma cadeia produtiva complexa, necessitando de uma atenção especial. Como resultado, apresenta-se um levantamento bibliográfico sobre Design para a sustentabilidade no setor têxtil e a identificação de lacunas existentes para novos estudos do tema. A discussão pretende promover subsídios destinados a novos projetos de design para aplicar na indústria têxtil práticas sustentáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Vavolizza, Universidade Federal do Paraná SENAI Jaraguá do Sul

Renata Vavolizza é mestranda em Design pela Universidade Federal do Paraná, possui MBA executivo em Marketing e Criação de Moda pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Instituto Nacional de Pós-graduação (INPG), e é bacharel em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui 12 anos de experiência no trabalho de projeto de produto e imagem, atendendo diversas empresas de importância local e nacional através do seu escritório Renata Vavolizza Multicriação. Associa o design ao marketing realizando Projeto de produto para indústria têxtil/moda, Direção de criação em comunicação de moda e Visual merchandising. Além de designer, é Coordenadora de Curso Superior na Faculdade SENAI de Tecnologia e Inovação, em Jaraguá do Sul.

Liliane Iten Chaves

PhD em Disegno Industriale e Comunicazione Multimediale pelo PolitecnicodiMilano (Itália). Sua tese trata do Design para a Sustentabilidade no setor de móveis na Unidade de pesquisa DIS, coordenada pelo Prof. Ezio Manzini. Orientada por Prof. Carlo Vezzoli, desenvolveu estratégias, ferramentas e métodos de suporte ao designer no setor de móveis. Mestre em Tecnologia na UTFPR, com a pesquisa: Parâmetros ambientais no Planejamento de Móveis seriados de Madeira de acordo com Relatos de Designers. Graduada em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Trabalhou junto ao SENAI/PR, no Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário durante 9 anos. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, sendo professora colaboradora do PPGDesign da UFPR.

Adriano Heemann

Graduado em Design de Produto pela UFPR (1999), especialista em Design pelo Carl Duisberg Gesellschaft (CDG) - Alemanha (2001), mestre em Tecnologia pelo CEFET do Paraná (2001-bolsa CAPES), doutor em Engenharia Mecânica pela TU Braunschweig - Alemanha (2005 - bolsa CNPq/DAAD). Realizou pós doutorado no Grupo de Engenharia do Produto e Processo (GEPP) da UFSC (2006 - bolsa CNPq). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Design e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Design da UFPR onde ocupa a função de coordenador. É membro de comitês científicos de periódicos e congressos da área de Design. É líder do grupo de pesquisa Design Colaborativo e Cocriação do diretório do CNPq.

Publicado

2015-05-15

Cómo citar

Vavolizza, R., Chaves, L. I., & Heemann, A. (2015). Uma abordagem sustentável de design para a indústria têxtil. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 73–90. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.579

Número

Sección

Artigos