Paradigmas de critérios ergonômicos para avaliação de interfaces web: um paradoxo?

Autores

  • Airton Jordani Jardim Filho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.612

Palavras-chave:

Design. Interface. WWW. Heurísticas. Avaliação.

Resumo

O trabalho de pesquisa apresentado neste artigo objetiva estimular a discussão a respeito da validade das Heurísticas de Jakob Nielsen como instrumento de avaliação da usabilidade – aqui entendida como eficiência, eficácia e satisfação do usuário – das interfaces web. Por meio de uma avaliação heurística feita na interface do Google – referência em interface web – questiona-se o uso deste tipo de avaliação, que tem sido feita há mais de 20 anos com base nos mesmos critérios. Analisando os resultados obtidos, que apontam que o website em questão possivelmente não atenda à maioria das heurísticas, pode-se concluir que talvez a avaliação heurística não seja o mais abrangente método para avaliar a usabilidade de interfaces de websites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Jordani Jardim Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Design - Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Coordenador de Design e Programação Visual da Diretoria-Geral de Comunicação - Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduando (especialização) em UX Design, também na UFSC.

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986), é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atua na Graduação e no Mestrado em Artes Visuais e Design como professora e orientadora. É membro do Grupo de Pesquisa NEST/CNPq.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Filho, A. J. J., & Ramalho e Oliveira, S. R. (2015). Paradigmas de critérios ergonômicos para avaliação de interfaces web: um paradoxo?. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 03–14. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.612

Edição

Seção

Artigos