Aplicação do design de interação na construção de ambientes virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.720Palavras-chave:
Design gráfico. Design de interação. Usabilidade. Ambientes virtuais de aprendizagem.Resumo
Um ambiente virtual de aprendizagem pode ser definido como uma mídia que se utiliza do ciberespaço para veicular conteúdo, possibilitar a interação entre os atores e mediar o processo de ensino-aprendizagem a distância. Sua construção requer a aplicação dos conceitos de design de interação e de usabilidade, visando à criação de um ambiente favorável à realização da aprendizagem. O presente estudo aborda a aplicação dos conceitos de design de interação na concepção e no desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem atualmente em uso em uma instituição federal de ensino superior. Para avaliar a efetividade das técnicas de design aplicadas, foi feita uma pesquisa com usuários do ambiente, por meio da aplicação de um questionário. Os resultados da pesquisa demonstram a efetividade da aplicação das técnicas de design no projeto de ambientes virtuais de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-15
Como Citar
Thaler, A., & Fialho, F. (2015). Aplicação do design de interação na construção de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15–32. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.720
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.