Aplicação do design de interação na construção de ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Anelise Thaler Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Fialho

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.720

Palavras-chave:

Design gráfico. Design de interação. Usabilidade. Ambientes virtuais de aprendizagem.

Resumo

Um ambiente virtual de aprendizagem pode ser definido como uma mídia que se utiliza do ciberespaço para veicular conteúdo, possibilitar a interação entre os atores e mediar o processo de ensino-aprendizagem a distância. Sua construção requer a aplicação dos conceitos de design de interação e de usabilidade, visando à criação de um ambiente favorável à realização da aprendizagem. O presente estudo aborda a aplicação dos conceitos de design de interação na concepção e no desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem atualmente em uso em uma instituição federal de ensino superior. Para avaliar a efetividade das técnicas de design aplicadas, foi feita uma pesquisa com usuários do ambiente, por meio da aplicação de um questionário. Os resultados da pesquisa demonstram a efetividade da aplicação das técnicas de design no projeto de ambientes virtuais de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Thaler, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Design. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em concepção projetos digital e impressos de design gráfico. Desenvolvimento de interfaces simples para web e ensino a distância, prevalecendo as diretrizes de usabilidade e acessibilidade, baseadas no princípios do Design de Interação e UX\ (User Experience). Desenvolver projetos de Design de Interação como pesquisas com usuário, análise de requisitos, organização das informações e aplicação de testes de usabilidade.

Francisco Fialho

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestão do conhecimento e ergonomia cognitiva.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Thaler, A., & Fialho, F. (2015). Aplicação do design de interação na construção de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15–32. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.720

Edição

Seção

Artigos