A educação profissional emancipatória

Autores

  • Alexsandra Teixeira Centro Universitário La Salle
  • Evaldo Luis Pauly Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.931

Palavras-chave:

Educação profissional, SENAI, Educação emancipatória

Resumo

O artigo reflete sobre as contribuições e as limitações da educação profissional de jovens em relação ao seu caráter emancipatório, no desenvolvimento tanto dos aspectos técnicos quanto das habilidades e competências pessoais e profissionais necessárias. A metodologia utilizada é o estudo documental e a interpretação de algumas produções acadêmicas e empresariais sobre a Educação Profissional, partindo do pressuposto que a educação profissional, no que diz respeito ao seu caráter emancipatório, poderá atuar de modo a contribuir não só com o aumento da empregabilidade do jovem e o consequente incremento na economia, como também contribuir para nortear a vida do aluno para o desenvolvimento de sua autossuficiência. O estudo, por fim, apresenta algumas evidências que indicam como a educação profissional vem agregando valor ao desenvolvimento dos jovens brasileiros e, por consequência, contribuindo com o desenvolvimento do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra Teixeira, Centro Universitário La Salle

Mestranda no PPG de Educação - Centro Universitário La Salle. Especialista em Gestão e Desenvolvimento Humano pela ULBRA (2008). Licenciada em Pedagogia com Habilitação para magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Empresarial, pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2004). Atualmente é Gerente Técnico de processos voltados à ampliação da qualidade da educação profissional no SENAI-RS. Já atuou como palestrante na V Reunión Nacional del Sistema Corporativo de Gestión de la Calidad – CONALEP – Cuernavaca Morelos – México (2008). É consultora Voluntária do Programa 5S na Escola Pública – Sapucaia do Sul (2007). Participante do Programa de Desenvolvimento Técnico Pedagógico – SENAI/RS (2006). Foi examinadora Classe A do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade do RS (2005) e participante do IV Congresso Ibero Americano de Qualidade na Educação – SENAI/BR (2005).

Evaldo Luis Pauly, Centro Universitário La Salle

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade La Salle - UNILASALLE/Canoas/RS. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa “Temáticas Lassalistas” registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e coordena a Linha de Pesquisa “Gestão, Educação e Políticas Públicas” do PPG em educação do Unilasalle. É autor de livros, capítulos e artigos em periódicos acadêmicos, conforme registrado em seu Currículo Lattes em: http://lattes.cnpq.br/7187415721002122.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Teixeira, A., & Pauly, E. L. (2017). A educação profissional emancipatória. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 10(1), 87–101. https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.931