ISO 30401:2018

A CRITICAL ANALYSIS OF REQUIREMENT 4.4 - KNOWLEDGE MANAGEMENT SYSTEM

Authors

  • Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Édis Mafra Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Keller Alvez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonard Almeida de Moraes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joiceli Rossoni Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1089

Keywords:

ISO 30401, Sistema de gestão do conhecimento, Desenvolvimento do conhecimento, Ativadores do conhecimento

Abstract

Objective: This study aims to make a critical analysis of requirement 4.4 of ISO 30401: 2018, entitled “Knowledge Management System”: the item that establishes guidelines on how knowledge management should be applied in organizations. The objective is related to the understanding of the constructs linked to each sub-item of the said requirement, connecting the theoretical foundation to the critical analysis, as well as suggesting management tools and practices applicable at each stage. Design / Methodology / Approach: This is a qualitative research, conducted through bibliographic study with analysis of the practical application of the requirement, enriched by the previous knowledge of the authors about other standards issued by ISO. Results: The results point to the relevance of requirement 4.4, with the identification of different tools and their deployment in management practices, aiming at an efficient, effective and effective knowledge management system, which contributes to the competitiveness of organizations. Originality / value: The study sought to understand the adherence of ISO 30401: 2018 to contemporary knowledge management literature. Knowledge management has been studied by researchers from around the world. The standard is recent: it was issued in November / 2018 and presents requirements for knowledge management systems to facilitate the use of related management tools and practices. This is an important step towards standardization in an area that is evolving strongly in academia and world-class organizations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), Mestrado em Ergonomia pela Université de Paris XIII – França (1982), Doutorado em Ergonomia da Engenharia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers – Paris – França (1985) e Pós-doutorado em Engenharia Cognitiva pela École Polytechnique de Montréal – Canadá (2002). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) – Gestão 92/93 e 94/95. Professor Titular Aposentado do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Ex-Decano da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR (2015- 2018). Ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico (1995-1996), Ex-Diretor Geral da Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina (1996-1997). Atualmente é professor Sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e CEO do Instituto STELA. Faz parte do Conselho Editorial das seguintes revistas: American Journal of Industrial Engineering, International Journal of Knowledge Engineering and Management, Ação Ergonômica, Gestão Industrial, INGEPRO – Inovação, Gestão e Produção e Revista de Ciência & Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia & Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Cognição, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Transformação Digital e Inovação.

Édis Mafra Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc – France). Engenheira civil, Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Coordenadora da área de concentração em Gestão do Conhecimento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Consultora Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano, Aspectos Comportamentais, Empreendedorismo e Inovação; Coordenadora de projetos da Editora Pandion e Líder do Grupo de pesquisa Inovação em Ciência e tecnologia (COMOVI) UFSC/CNPq. Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores (ENE) da UFSC. Coordenou vários projetos de Pesquisa e de Extensão. É autora de livros, capítulos de livros e vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos e orientou dezenas de mestres e doutores.

Juliano Keller Alvez, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Administração pela Unisul (2003) , Especialista em Produtividade e Qualidade pela Uniplac/Senai (1999), Bacharel em Direito pela Uniplac (1998). Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Auditor líder ISO 9001 e ISO 14001 pelo Bureau Veritas. Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (ciclo 2005). Examinador Sênior do Prêmio Catarinense de Excelência (ciclos 2005 e 2006). Consultor empresarial, com atuação em diversos segmentos, especialmente nas áreas de gestão estratégica, gestão de processos, programas de excelência e certificações de produtos e sistemas em normas nacionais e internacionais, com vivência em mais de 600 organizações. Sócio do Ceteg Consultoria Empresarial desde 1999. Atua como membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (COMOVI) UFSC/CNPq. É autor de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos.

Leonard Almeida de Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) e Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Avantis (UNIAVAN). Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior, Coaching, Gestão do Conhecimento nas Organizações e Psicologia Clínica Fundamentos em Psicologia Analítica. É Assessor de Gestão de Pessoas na Sicredi Vale Litoral SC, com sede em Itapema - SC. Desenvolve pesquisas sobre aprendizagem organizacional, mentoring e processos de aprendizagem nas organizações, desenvolvimento humano nas organizações, símbolos nas organizações e Psicologia Analítica.

Joiceli Rossoni Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-graduada com MBA Executivo em Gestão Comercial – IPOG (2015). Graduada em Administração com ênfase em Marketing – Faculdades ASSESC – Florianópolis (2008). Trabalhou como Clínica Médica IGM e atuou como Gestora de Relacionamento. Exerceu a função de Administradora na Cecconi soluções em Nutrição. É aluna de disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC-UFSC). Membro do grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (COMOVI) UFSC-CNPq. Autora de capítulos de livros e artigos científicos.

Published

2020-11-30

How to Cite

Santos, N. dos, Lapolli, Édis M., Alvez, J. K., Moraes, L. A. de, & Lapolli, J. R. (2020). ISO 30401:2018: A CRITICAL ANALYSIS OF REQUIREMENT 4.4 - KNOWLEDGE MANAGEMENT SYSTEM. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 107–126. https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1089