A importância da visão sistêmica para lideranças em contextos complexos, uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1193

Palavras-chave:

Liderança; Abordagem sistêmica; Teoria Geral de Sistemas; Sistemas adaptativos complexos; Organizações

Resumo

O Liderar na atualidade torna-se um desafio, dada a intensidade de mudanças vivenciadas na sociedade em período de transformação digital. Os desafios estão presentes dentro das organizações e relacionados principalmente a tecnologia, processos e pessoas. Dessa forma, entende-se que as organizações são sistemas adaptativos complexos, pois têm uma necessidade frequente de se adaptar à complexidade que se apresenta constantemente nas mudanças. O objetivo deste artigo é analisar as publicações científicas da última década, buscando subsídios para entender como o pensamento sistêmico pode auxiliar as lideranças para lidar com a complexidade. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases Scopus, Web of Science e Ebsco. Como resultado da revisão de literatura, foram observados quatro temas que se destacam para o desenvolvimento de líderes, no que se refere ao pensamento sistêmico: Sistemas Adaptativos Complexos e Liderança; Competências e valores que guiam as lideranças; Propostas de modelos e Avaliação do pensamento sistêmico em lideranças. A análise das publicações demonstrou a importância do pensamento sistêmico para os líderes, principalmente do ponto de vista das relações que se estabelecem nas equipes e organizações, sendo interessante que eles desenvolvam certas competências para lidar com a complexidade a partir desse pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Wentz Forte, Faculdade SENAI Chapecó

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui graduação em Psicologia pela UNOCHAPECÓ e especialização em Comportamento Humano nas Organizações pela UNOESC - Campus Xanxerê-SC e MBI em Educação para o profissional do futuro pela Faculdade SENAI/SC. Trabalhou como Coordenadora de Recursos Humanos e como Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento. Atuou como docente em cursos de nível Técnico, Aprendizagem Industrial e MBA, na área de Gestão de pessoas e Administração de empresas. Atualmente é docente na Faculdade SENAI de Chapecó na área de Gestão de pessoas, Liderança e Comportamento organizacional em cursos de graduação e pós-graduação, atuando também como Coordenadora de cursos de pós-graduação na área de gestão. Participou do programa NASCER pré-incubação de ideias inovadoras da FAPESC.

Karmel Cristina Nardi da Silva, UFSC

Possui graduação em Psicologia, especialização em Gestão de Saúde, MBA em Gestão de Pessoas, mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase em Tecnologia, Gestão e Inovação. Atualmente cursa doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC integrando o grupo de pesquisa em Liderança e Gestão Responsável, com foco no estudo da Liderança Autêntica e Positiva. Premiada duas vezes pelo programa Nascer da Fapesc, pela pré-incubação de ideias inovadoras. Profissionalmente atuou como Psicóloga Clínica e Organizacional, Analista de Recursos Humanos, Especialista em Seleção, Consultora Empresarial, Mentora de novas psicólogas e Professora de graduação e pós graduação. No ambiente organizacional costuma destacar-se pelo carisma, pela facilidade de transitar por grupos diversos e estabelecer amplas conexões no ambiente, visão estratégica, criatividade e capacidade de inovar criando novos projetos com muita agilidade. Atua principalmente com os seguintes temas: gestão de pessoas, gestão de saúde mental, desenvolvimento de soft skills para equipes de tecnologias e engenharias, seleção por competências, ensino por competências, desenvolvimento humano, cultura e clima organizacional, endomarketing, inovação social e empreendedorismo.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

Forte, D. W., Silva, K. C. N. da, José Castro De Almeida Cunha, C. ., & Da Silva, S. M. (2022). A importância da visão sistêmica para lideranças em contextos complexos, uma revisão integrativa da literatura. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15(1). https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1193