JUNIOR COMPANIES: CELLS THAT PROMOTE THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF UNIVERSITY STUDENTS OF SÃO LUÍS - MA
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v17i1.1330Abstract
Objetivo: Analisar o papel do empreendedorismo no desenvolvimento profissional de estudantes pertencentes a Empresas Juniores (JCs) das Instituições de Ensino Superior (IES) de São Luís. Metodologia: Abordagem quali-quanti aplicada a uma avaliação on-line direcionada aos membros dos 15 JCs federados da capital. Trata-se de uma pesquisa exploratória que pretende mostrar elementos da realidade, quantificá-los e qualificar os aspectos descritos pelos participantes. Resultados: Os dados coletados revelam que o empreendedorismo potencializa as características de mercado dos estudantes universitários, contribuindo para o desenvolvimento humano e crescimento organizacional; além disso, os JCs funcionam como base para a manifestação de competências empreendedoras que afetam a vida acadêmica e profissional dos membros dos JCs. Contribuições teórico-metodológicas: esta pesquisa introduziu uma abordagem quali-quanti completamente imersa no universo do empreendedorismo e das empresas juniores, adaptada à realidade dos diversos integrantes das empresas participantes. Relevância/Originalidade: Como há carência de estudos sobre empreendedorismo em centros acadêmicos e JCs, este estudo contribui para a representatividade desse fenômeno no desenvolvimento de estudantes universitários. Promove o desenvolvimento dos estudos sobre o tema e eleva o conhecimento sobre o mesmo, a fim de contribuir para o progresso científico, especialmente ao retratar a realidade de São Luís, que ainda vive uma tímida evolução empreendedora. Contribuições sociais: Este artigo pode orientar outros pesquisadores pela temática e pela abordagem, uma vez que serve de base para estudos futuros por meio da elaboração de ideias a partir da literatura investigada.
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