Avaliação do processo de limpeza e polimento dos grãos de trigo para eliminação de micotoxina desoxinivalenol

Autores

  • Ana Paula Masson SENAI,Capinzal,SC
  • Lucneia Cecatto SPECHT

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.263

Palavras-chave:

Segurança de Alimentos, Micotoxinas, Desoxinivalenol, Limpeza do trigo

Resumo

No trigo, a incidência de micotoxinas pode estar diretamente ligada às impurezas e matérias estranhas presentes nos grãos armazenados. Uma das micotoxinas frequentemente desenvolvidas no trigo é o desoxinivalenol ou DON. Por este motivo, neste trabalho, foi realizada a avaliação da eficiência dos processos de limpeza do trigo para a redução desta micotoxina. No qual foram coletadas e analisadas 90 amostras de um determinado lote de trigo contaminado por desoxinivalenol em três fases do processo: trigo sujo, trigo após primeira limpeza e trigo após a segunda limpeza e nas amostras coletadas dos produtos originados do processo de moagem. Os resultados apresentaram uma redução de desoxinivalenol de 14,9g/kg após a primeira limpeza, 15,4g/kg após a segunda limpeza e uma redução total de 27,6g/kg. Na análise das impurezas removidas do processo foram detectados altos níveis da micotoxina sendo, 2805,2µg/kg nas impurezas removidas no processo de primeira limpeza e 3016,4µg/kg nas impurezas removidas no processo de segunda limpeza. Desta forma, ficou comprovada a eficiência dos processos de limpeza do trigo para a redução da micotoxina, com maior desempenho na segunda limpeza. Nas amostras dos produtos extraídos a partir da moagem do trigo limpo foram analisadas amostras da farinha 1 624,0µg/kg, farinha 2 686,0µg/kg e farelo 1070,0µg/kg. Os produtos resultantes da moagem permaneceram com certo nível de desoxinivalenol, não atendendo a legislação vigente apenas para o farelo de trigo e produtos destinados a alimentação infantil, demonstrando desta forma, que para a eliminação total seria necessária a utilização de equipamentos específicos para este fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Masson, SENAI,Capinzal,SC

Engenheira de Alimentos graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Especialista em Segurança de Alimentos pelo SENAC. Atua como instrutora e coordenadora de cursos de alimentos. Consultora do SENAI SC em Capinzal para implantação de Boas Práticas de Fabricação. Atualmente também é Coordenadora do Núcleo de Capinzal.

Lucneia Cecatto, SPECHT

Técnica em Alimentos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e especialista em Segurança em Alimentos pela SGS Academy. Cursando Tecnologia em Gestão Ambiental. Atua no controle e garantia de qualidade da empresa Specht Produtos Alimentícios Ltda. há 8 anos, iniciando no laboratório de análises. Em parceria com a consultoria SEBRAE, implantou e atualmente é responsável pelos programas de Boas Práticas de Fabricação e Segurança Alimentar da empresa.

Downloads

Publicado

2012-10-24

Como Citar

Masson, A. P., & Cecatto, L. (2012). Avaliação do processo de limpeza e polimento dos grãos de trigo para eliminação de micotoxina desoxinivalenol. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 5(1), 172–187. https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.263