Bibliotecas na Educação a Distância: necessidade ou realidade?

Autores

  • Andreza Regina Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcelo Ladislau da Silva Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)
  • Julio da Silva Dias Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.482

Palavras-chave:

Educação a distância. Biblioteca. Polo.

Resumo

Vive-se atualmente numa sociedade baseada no conhecimento, em que as informações estão disponíveis em diferentes bases de dados, nem todas sendo fontes científicas confiáveis, o que requer uma atenção maior do usuário quanto a seleção do material desejado. Não obstante esta realidade, as bibliotecas têm passado por transformações tanto em sua estrutura física quanto em seus processos para atender às necessidades do usuário. Essa percepção amplia-se no cenário educacional, seja ele presencial ou a distância. No cerne desta discussão, centra-se a pergunta de pesquisa que motivou este estudo: biblioteca na educação a distância é uma realidade ou uma necessidade? Para responder essa questão a metodologia utilizada foi uma busca sistemática aplicada na base de dados Scopus, e também um estudo de caso, analisado qualitativamente, que teve como cenário os Polos de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Santa Catarina. Como resultado evidenciou-se a realidade das bibliotecas nos polos bem como algumas necessidades existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Regina Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

outoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento com ênfase na área de Mídia do Conhecimento. Especialista em Educação a Distância e em Auditoria Empresarial. Graduada em Administração pela UFSC em 2002. Experiência na área de Educação com ênfase em Educação a Distância (EaD) atuando principalmente nos temas: material didático, projeto, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação nos cursos a distância. As diferentes atividades desenvolvidas centram-se principalmente como Designer Instrucional (DI) e coordenadora de DI de diferentes projetos na modalidade a distância. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Projeto, Metodologia e Design Instrucional para o planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD bem como na área de Mídia e Conhecimento.

Marcelo Ladislau da Silva, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Gestão de Unidades de Informação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013/2015).Graduado em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC(2000), Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é bibliotecário do Hospital Infantil Joana de Gusmão, atuando principalmente nos seguintes temas: busca e analise da informação, gestão de biblioteca especializada, disseminação, informação em ciências da saúde e sistema de informação.

Julio da Silva Dias, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança, criptografia, documento eletrônico, gerenciamento de documentos eletrônicos e workflow.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Silva, A. R. L. da, Silva, M. L. da, & Dias, J. da S. (2014). Bibliotecas na Educação a Distância: necessidade ou realidade?. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 135–150. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.482