Estratégia de inovação no modelo de negócios: O caso HSM Educação

Authors

  • Claudia Frias Pinto Universidade Nove de Julho
  • Fernando Ribeiro Serra Universidade Nove de Julho
  • Manuel Portugal Ferreira ESTG - Instituto Politécnico de Leiria, PORTUGAL & Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.528

Keywords:

Inovação no modelo de negócio. Estratégia de inovação. Ativos complementares. Estudo de caso.

Abstract

Para enfrentar e diferenciar da concorrência, criar valor e captar uma vantagem competitiva, muitas empresas começaram a buscar inovar no modelo de negócio. Neste artigo, será analisada a estratégia de inovação no modelo de negócio da HSM Educação, uma empresa brasileira de educação executiva. Metodologicamente, conduziu-se um estudo de caso sustentado em dados secundários e dados coletados por entrevista. A análise do caso de estudo revela como inovar num modelo de negócio e sustenta a importância dos ativos complementares como elemento essencial na inovação desse modelo. Este estudo contribui para a literatura em inovação, especificamente ao nível do modelo de negócio, apresentando uma metodologia que pode ser aplicada por empresas em diferentes setores de atividades. Adicionalmente, reforça que não existe vantagem competitiva pela inovação quando não existe uma estratégia integrada que a suporte.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Frias Pinto, Universidade Nove de Julho

Mestranda em Gestão de Projetos, PPGA da Universidade Nove de Julho

Fernando Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho

Professor de estratégia no PPGA da Universidade Nove de Julho

Manuel Portugal Ferreira, ESTG - Instituto Politécnico de Leiria, PORTUGAL & Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, BRASIL

Professor de estratégia na ESTG - Instituto Politécnico de Leiria e PPGA da Universidade Nove de Julho

Published

2015-07-30

How to Cite

Pinto, C. F., Serra, F. R., & Ferreira, M. P. (2015). Estratégia de inovação no modelo de negócios: O caso HSM Educação. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 8(1), 19–46. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.528