Práticas pedagógicas integradas – um estudo de caso no curso superior de tecnologia em design de moda

Autores

  • Luciana Testoni Senai - Blumenau
  • Marcelo de Brito Steil Senai - Blumenau
  • Silvana Stefanel de Quadros Senai - Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i2.786

Palavras-chave:

Design. Práticas pedagógicas. Educação profissional.

Resumo

Este trabalho descreve uma prática pedagógica desenvolvida por acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau. A prática, integrante das atividades propostas dentro da unidade curricular de Marketing I, consistiu no desenvolvimento das várias etapas da elaboração de um produto que fosse inovador ou que agregasse algum aspecto diferenciado dos existentes no mercado. Inicialmente, os alunos, divididos em equipes, levantaram informações sobre o produto que idealizaram. Foram então definidos os perfis dos públicos-alvo para a venda dos produtos, a matéria-prima utilizada, a região de abrangência e uma estimativa do preço pelo qual o produto iria ser vendido. Os grupos também fizeram uso de referenciais bibliográficos, revistas, internet e entrevista com profissionais do mercado para coletar informações importantes para elaboração do projeto. Com base nas informações obtidas, as equipes passaram a elaborar o plano de marketing do produto, buscando conhecer e compreender as demandas do mercado no qual está inserido. A conclusão das atividades se deu em uma feira intitulada “Feira de Tendências”, realizada na própria faculdade, onde as equipes montaram estandes e expuseram seus produtos. Com a atividade, os acadêmicos tiveram oportunidade de vivenciar os principais aspectos que norteiam o desenvolvimento de um produto, possibilitando a aplicabilidade do conteúdo teórico e planejando estratégias voltadas ao mercado em que possivelmente atuariam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Testoni, L., Steil, M. de B., & Quadros, S. S. de. (2015). Práticas pedagógicas integradas – um estudo de caso no curso superior de tecnologia em design de moda. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 8(2), 43–58. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i2.786