Análise e comparação da geração de trajetórias lineares e cúbicas em um sistema robótico

Autores

  • André Guilherme Gembarowski Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Aníbal Alexandre Campos Bonilla Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i2.796

Palavras-chave:

Robótica. Cinemática inversa. Cinemática diferencial. Trajetória linear. Trajetória cúbica.

Resumo

Este artigo apresenta uma breve explicação com a teoria básica sobre robótica para a elaboração do projeto de um sistema composto por processos que exigem o controle de posicionamento, orientação e velocidade dos seus componentes. Para isso, utilizou-se um exemplo de situação composta por um robô que controla a manufatura de peças transportadas por esteiras e processadas em três etapas, com características distintas quanto ao modo como são movidas, sendo de grande importância um embasamento sobre cinemática direta, inversa e diferencial para a compreensão dos métodos utilizados. A partir dessas informações, são abordadas duas estratégias para a geração de trajetórias pelo robô, baseadas na interpolação por spline cúbica e no incremento linear com a realização da comparação gráfica dos resultados, com o intuito de demonstrar a eficiência de cada método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Guilherme Gembarowski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013) e mestrando em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina na área de automação de sistemas. Possui experiência na prestação de serviços de automação industrial, no desenvolvimento de projetos de segurança eletrônica e na implantação de cabeamento estruturado. É docente de cursos técnicos nas áreas de automação, eletrotécnica e eletrônica no SENAI/SC em Joinville.

Aníbal Alexandre Campos Bonilla, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Oficial de Máquinas de Altura - Escuela Naval Almirante Padilla (1991), graduação em Engenharia Mecânica - Universidad de Los Andes (1996), mestrado em Magister em Engenharia Mecânica - Universidad de Los Andes (1999), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), estância Post-Doutoral na Universidade Técnica de Braunschweig na Alemanha (2005-2006) e doutor contratado, pelo programa "Juan de la Cierva" do Governo da Espanha, no departamento de Automação e Eletrônica da Universidad Politécnica de Madrid. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Robótica e controle, atuando principalmente nos seguintes temas: cinemática/dinâmica de manipuladores (robôs), singularidades e manipuladores paralelos, construção e controle de robôs. Tem experiência docente na área de automação em atuação de sistemas (hidráulicos, pneumáticos, CLP, FMS, sensores), projeto mecânico, mecânica dos sólidos, vibrações, sistemas de medição, robótica.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Gembarowski, A. G., & Bonilla, A. A. C. (2015). Análise e comparação da geração de trajetórias lineares e cúbicas em um sistema robótico. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 8(2), 111–126. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i2.796