Comparação entre os processos dos métodos ágeis

XP, Scrum, FDD e ASD em relação ao desenvolvimento iterativo incremental

Autores

  • Priscila Basto Fagundes Faculdade de Tecnologia do SENAI/SC - Florianópolis
  • Janice Inês Deters SENAI/SC - Florianópolis
  • Sandro da Silva Santos SOCIESC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.21

Palavras-chave:

Métodos Ágeis, XP, Scrum, ASD

Resumo

Cada vez mais os métodos ágeis têm despertado o interesse da comunidade de Engenharia de Software como uma alternativa para o processo de desenvolvimento de sistemas de uma maneira mais rápida, eficiente e que atenda as reais necessidades dos clientes. Existem no mercado vários métodos disponíveis que utilizam a abordagem ágil e que, por seguirem os princípios ágeis, apresentam uma série de atividades semelhantes no seu processo de desenvolvimento. Este artigo apresenta uma comparação entre os processos propostos pelos métodos ágeis XP, Scrum, FDD e ASD, de forma a auxiliar a equipe de desenvolvimento na escolha do método que melhor se adapte a suas expectativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Basto Fagundes, Faculdade de Tecnologia do SENAI/SC - Florianópolis

Natural de Pelotas no Rio Grande do Sul. Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL em 1999 e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em 2005, onde pesquisou sobre os Métodos Ágeis propondo um Framework para Análise e Comparação dos Métodos Ágeis. Atualmente atua como Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e docente no Curso Técnico de Programação de Computadores na área de Análise e Projeto de Software e no Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software com UML na área de modelagem de negócios e modelagem de requisitos, todos estes oferecidos pela Faculdade de Tecnologia SENAI/SC - Florianópolis. Possui como principal área de interesse de pesquisa engenharia de requisitos e processo de desenvolvimento de software.

Janice Inês Deters, SENAI/SC - Florianópolis

Possui graduação em Sistemas de Informação - Faculdades Franciscanas (1999) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora mensalista - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Linguagem de Programação, Sistemas Tutores Inteligentes, informática na educação.

Sandro da Silva Santos, SOCIESC

Natural de Pelotas no Rio Grande do Sul. Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL em 1999 e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em 2002, onde pesquisou sobre os Participatory Design na implementação de sistemas de informação para pequenos agricultores. Atualmente atua como docente do Curso de Graduação em Administração de Empresas da Sociedade Educacional de Santa Catarina - FGV na área de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Análise e Projeto de Sistemas. Possui como principal área de interesse de pesquisa em Informática aplicada à educação e o processo de desenvolvimento de software.

Downloads

Publicado

2008-04-11

Como Citar

Fagundes, P. B., Deters, J. I., & Santos, S. da S. (2008). Comparação entre os processos dos métodos ágeis: XP, Scrum, FDD e ASD em relação ao desenvolvimento iterativo incremental. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(1), 37–46. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.21

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa