Redes de Inovação em Clusters: o local e o global na criação de vantagem competitiva
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.239Palabras clave:
Cluster, Modelo Tríplice Hélice, InovaçãoResumen
Clusters são formatos organizacionais que apresentam um entrelaçamento de relações entre agentes públicos e privados em torno de um segmento produtivo em uma determinada região, o que tem sido considerado como fonte de vantagem competitiva para empresas e regiões. Destaca-se neste modelo um ambiente favorável ao desenvolvimento da inovação e melhoria da qualidade e produtividade, especialmente por propiciar o surgimento de redes de inovação. O processo inovativo que lhes é favorável pode ser potencializado pelo envolvimento de universidade – empresa – governo, componentes do Modelo Tríplice Hélice. O objetivo deste trabalho é apresentar os clusters inovativos como formatos capazes de proporcionar vantagem competitiva por meio da relação entre o local e o global. Considera-se que a extensão da rede e suas características afetam o desempenho do cluster na medida em que os ambientes se tornam mais incertos. Argumenta-se que a capacidade das empresas para gerenciar o equilíbrio entre a força e a articulação de uma rede aberta é uma fonte fundamental de desempenho sustentável e competitivo do cluster. Observa-se que as instituições públicas podem desempenhar um papel importante para facilitar o desenvolvimento de conhecimento novo e consequentemente da inovação. Este artigo teórico aborda as características dos clusters que influenciam a vantagem competitiva dos agentes que os constituem; apresenta os conceitos e características das redes de inovação e o papel da Tríplice Hélice na sua constituição; e, trata, também, do potencial do âmbito local em conferir vantagem competitiva em um contexto de globalização.
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