Práticas colaborativas na cadeia de suprimentos e o papel das novas tecnologias de informação

Autores/as

  • Mariana Ribeiro de Castro CEPEAD - UFMG
  • Marcelo Bronzo Ladeira CEPEAD - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.252

Palabras clave:

Práticas colaborativas, Tecnologias de informação, Gestão da Cadeia de Suprimentos

Resumen

Diferentes teorias e modelos foram validados, nos últimos anos, em pesquisas orientadas à compreensão dos antecedentes, correlatos e consequentes de práticas colaborativas sobre o desempenho de empresas e cadeias de suprimento. Há também evidências empíricas que corroboram a importância das novas tecnologias de informação para o avanço de práticas colaborativas e para a integração de processos no contexto das cadeias de suprimentos. Este artigo, de natureza teórica e conceitual, procura sintetizar parte dessas contribuições e avançar, ao propor uma discussão sobre o papel das novas tecnologias de informação na promoção das práticas colaborativas, como um construto multidimensional, complexo e fortemente influenciado pela integração dos processos interorganizacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Ribeiro de Castro, CEPEAD - UFMG

Engenheira de Produção graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com aperfeiçoamento em Engenharia Industrial e de Gestão na Universidade do Porto, Portugal. Mestranda em Administração no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da UFMG, na área de concentração de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Operações. Seus interesses de pesquisa estão focados em temas como gestão por processos de negócio, gestão da cadeia de suprimentos, logística e pesquisa operacional no âmbito da gestão de operações. Possui a certificação OMG Certified Expert in BPM (OCEB), pelo Object Management Group (OMG), e desenvolve consultoria em projetos de gestão de processos de negócio e modelagem de problemas, utilizando métodos como otimização e simulação de processos.

Marcelo Bronzo Ladeira, CEPEAD - UFMG

Docente associado do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos coordenadores do NIPE-LOG (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Logística), vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas da UFMG. Doutor e mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da UFMG e foi pesquisador visitante na Faculdade de Economia e Comércio da Universidade de Bologna, Itália. Seus interesses de pesquisa estão focados em temas como melhores práticas nos processos logísticos de suprimento, manufatura e distribuição física; integração de processos-chave de negócios nos contextos da logística e do marketing empresarial; gestão de ambientes colaborativos na supplychain management; e modelos de maturidade para o gerenciamento de processos logísticos.

Publicado

2012-10-24

Cómo citar

Castro, M. R. de, & Ladeira, M. B. (2012). Práticas colaborativas na cadeia de suprimentos e o papel das novas tecnologias de informação. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 5(1), 32–55. https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.252