Gerenciamento de processos de negócio e workflow: estado da arte e delineamento conceitual

Autores

  • Ana Carolina Greef UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i1.297

Palavras-chave:

Gerenciamento de Processos de Negócio, Workflow, Ciclo de vida de processos de negócio

Resumo

Gerenciar processos exige dos atores no contexto de negócios a compreensão de conceitos, modelos e ferramentas apropriados para tal função. O Business Process Management (BPM) provê aos gestores desses ambientes a possibilidade de integrar pessoas e tecnologias para operacionalizar processos e alcançar objetivos organizacionais. O BPM, tratado como conjunto de metodologias e ferramentas é originário de outros mecanismos de gestão como o workflow. A similaridade de modelos e aplicações, bem como a relação histórica entre fluxos de trabalho e processos, levaram ao seu tratamento como sinônimos por parte de conteúdos da literatura e de ambientes gerenciados por meio desses modelos. Essa forma de tratamento dificulta a adoção correta de uma ou outra denominação para mecanismos e ferramentas de gestão organizacional, além de comprometer processos investigativos no contexto científico. Definições, componentes, aplicações e objetivos de BPM e workflow foram analisados por meio de investigação na literatura pertinente, nacional e internacional, publicada entre 2000 e 2012 Especificidades e complementaridades entre ambos foram levantadas, visando caracterizar cada qual e delimitar sua sobreposição conceitual, culminando em quadros de análise que permitem a visualização dos limites entre ambos. É demonstrada, enfim, uma proposta de delineamento conceitual dos temas investigados, contemplando suas características individuais e conjuntas, para viabilizar a correta utilização de cada termo nos contextos acadêmico e técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Greef, UFPR

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (UFPR), bacharel em Gestão da Informação (UFPR). Desenvolve pesquisas em Fluxos de Informação, mais especificamente sobre a avaliação e gestão desses por meio dos princípios do Lean Thinking (Mentalidade Enxuta). Autora do conceito de Fluxo Enxuto de Informação, atuando em sua implementação atrelada ao Lean Office (Escritório Enxuto) em ambientes de escritório. Estuda Sistemas de Gerenciamento de Processos de Negócio, desenvolvendo instrumento para análise desses Sistemas com base em domínios metodológico e ferramental do BPM. Tem experiência em projetos nas áreas de: Gestão de Fluxos de Informação e Lean Office; Estudo e resolução de problemas de informação em ambientes de escritório; Educação continuada, Educação corporativa e Educação à Distância.

Downloads

Publicado

2013-08-06

Como Citar

Greef, A. C. (2013). Gerenciamento de processos de negócio e workflow: estado da arte e delineamento conceitual. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 6(1), 54–78. https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i1.297