Uma análise crítica ao mecanismo de desenvolvimento limpo e seu desdobramento financista

Autores

  • José Ângelo Ferreira SENAI/PR - Londrina
  • Edson Fracalossi de Carvalho Ribeiro Faculdade Pitagoras/PR - Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.348

Palavras-chave:

Efeito Estufa, Protocolo de Kyoto, Créditos de Carbono

Resumo

O presente estudo tem por finalidade uma análise no Protocolo de Kyoto que, ao instituir mecanismos de mercado, propunha reduzir e estabilizar os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera e realizar, uma avaliação crítica do seu desdobramento financista, através da comercialização de “títulos de poluição” comercializáveis no mercado financeiro por especuladores globais, com alta liquidez e rentabilidade. Trabalhou-se o desenvolvimento sustentável, os mecanismos de flexibilização do Protocolo de Kyoto, valores econômicos e o crédito de carbono.O crescente peso das políticas ambientais provocou uma corrida das empresas em busca de credito de carbono, compensando seu próprio uso de energia com a compra de créditos de carbono especulativos que cancelam sua contribuição ao aquecimento global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ângelo Ferreira, SENAI/PR - Londrina

Graduado em Administração - MiddlesexCountyCollege (1992), graduação em Pedagogia pela Faculdade Pitágoras - Campus Londrina (2012), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012). Atualmente é professor pós graduação lato sensu da Faculdade Catuai de Londrina, professor de pós graduação lato sensu da União Educacional de Cascavel, conselho editorial - Syntagma Editores, professor de pós graduação lato sensu da Faculdade Assis Gurgacz, professor cursos pós graduação do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Educação Continuada Ltda, professor de pós graduação lato sensu - SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, professor pós graduação lato sensu da Universidade Norte do Paraná, professor curso de pedagogia da Faculdade Pitágoras - Campus Londrina, coordenador adjunto curso de engenharia de produção da Faculdade Pitágoras - Campus Londrina, coordenador do curso de administração da Faculdade Pitágoras - Campus Londrina, professor curso de administração da Faculdade Pitágoras - Campus Londrina e professor da Universidade Estadual de Londrina do Departamento de Administração. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo de empresas, custos, complexidade, empreendedor e educação.

Edson Fracalossi de Carvalho Ribeiro, Faculdade Pitagoras/PR - Londrina

Graduado em Administração pela Faculdade Pitágoras - Campus Londrina (2011), especialização em MBA Gestão de Negócios pela Faculdade Pitágoras - Campus Londrina (2012). Atualmente é sócio-proprietário de uma empresa no ramo de alimentos na cidade de Londrina/PR.

Downloads

Publicado

2013-10-29

Como Citar

Ferreira, J. Ângelo, & Ribeiro, E. F. de C. (2013). Uma análise crítica ao mecanismo de desenvolvimento limpo e seu desdobramento financista. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 6(2), 51–68. https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.348