Avaliação da competitividade de produtos e serviços de uma montadora de automóveis

Autores

  • Diego Augusto de Jesus Pacheco UFRGS - Porto Alegre/RS
  • Júnior Silva de Castro General Motors do Brasil
  • Luciana Wichruk Morais Faculdade Cesuca

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.459

Palavras-chave:

Critérios Competitivos, Importância, Desempenho

Resumo

Este artigo tem por objetivo verificar a aplicabilidade da matriz de importância e desempenho em uma multinacional do ramo automobilístico. Para tanto, foram analisados critérios competitivos considerados importantes pelos clientes e o desempenho da empresa para tais critérios. A pesquisa foi aplicada a clientes que adquiriram produtos e serviços, e profissionais de áreas estratégicas da empresa. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados pelos quais buscou-se identificar a importância e o desempenho na percepção dos clientes e da empresa, nas variáveis que compõem cada critério competitivo. Os principais resultados da pesquisa demonstram que os critérios avaliados pelos clientes, como ganhadores de pedidos que ficaram classificados na zona de ação urgente na matriz, foram: entrega na data prometida, entrega quando o cliente desejar, rapidez na assistência técnica, preço percebido, preocupação com o entendimento do cliente, assistência pós-venda e cumprimento dos prazos acordados. Tais critérios, portanto, deveriam ser considerados prioritários pela empresa na definição de ações de melhoria da competitividade.

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Biografia do Autor

Diego Augusto de Jesus Pacheco, UFRGS - Porto Alegre/RS

Doutorando em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professor de graduação e pós-graduação na área de Gestão de Operações. Possui artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais na área da Gestão de Operações. É revisor dos periódicos IJPPM, IJM&P e Gestão & Produção e de congressos nacionais e internacionais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Estratégia de Operações e de Produção, Engenharia de Processos e Produto, Logística Enxuta, Teoria das Restrições, Qualidade e Inovação+Sustentabilidade.

Júnior Silva de Castro, General Motors do Brasil

É acadêmico do curso de Administração de Empresas no Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca). Cursou Técnico em Mecânica Industrial pela Escola Técnica Estadual Parobé/RS. Atua no ramo industrial desde 2003, atuando em multinacionais como Souza Cruz, Dana Albarus e General Motors do Brasil. Atualmente é Auditor de Qualidade na General Motors do Brasil.

Luciana Wichruk Morais, Faculdade Cesuca

É acadêmica do curso de Administração de Empresas no Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca). Possui mais de 15 anos de experiência profissional na área de Administração de Empresas nos setores do comércio e varejo. Atualmente exerce atividades como gestora em uma grande rede varejista nacional.

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Publicado

2014-10-29

Como Citar

Pacheco, D. A. de J., Castro, J. S. de, & Morais, L. W. (2014). Avaliação da competitividade de produtos e serviços de uma montadora de automóveis. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 7(1), 87–108. https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.459