Gamificação

uma estratégia de desenvolvimento de pessoas em organizações no contexto da quarta revolução industrial

Autores/as

  • Hellen Cristine Geremia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Talita Caetano Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.936

Palabras clave:

Treinamento e Desenvolvimento, Desenvolvimento Humano, Gamificação, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas

Resumen

O objetivo do presente estudo consistiu em investigar como a gamificação pode ser utilizada como estratégia de desenvolvimento de pessoas em organizações no contexto da Quarta Revolução Industrial. Este contexto é caracterizado pela profusão de novidades tecnológicas que impactarão no emprego e na necessidade de desenvolvimento de novas habilidades para executá-lo. O estudo foi desenvolvido por meio da realização de uma pesquisa bibliográfica, a partir da consulta a artigos científicos e livros sobre gamificação e desenvolvimento humano nas organizações. Considerando as tecnologias da informação como fundamentais em modelos de educação corporativa, os resultados da pesquisa apontam que a partir da aplicação de sistemas gamificados é possível promover a aprendizagem, o engajamento e o desenvolvimento organizacional, capazes de conferir solidez à organização no contexto de trabalho da Quarta Revolução Industrial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hellen Cristine Geremia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Psicologia pela mesma universidade. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (LAPPOT), do Departamento de Psicologia da UFSC e atua como Especialista de Ensino no SENAI (SC). Possui experiência em docência em cursos de Aprendizagem Industrial, Técnico, Superior e Pós-graduação.

Talita Caetano Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Psicóloga, Mestra em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Especialista em Gestão estratégica de Pessoas. Dedica-se atualmente aos estudos do sistema de educação corporativa e suas interrelações com o desenvolvimento humano e organizacional.

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

Geremia, H. C., & Silva, T. C. (2017). Gamificação: uma estratégia de desenvolvimento de pessoas em organizações no contexto da quarta revolução industrial. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 10(1), 45–62. https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.936