Gamificação

uma estratégia de desenvolvimento de pessoas em organizações no contexto da quarta revolução industrial

Autores

  • Hellen Cristine Geremia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Talita Caetano Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.936

Palavras-chave:

Treinamento e Desenvolvimento, Desenvolvimento Humano, Gamificação, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas

Resumo

O objetivo do presente estudo consistiu em investigar como a gamificação pode ser utilizada como estratégia de desenvolvimento de pessoas em organizações no contexto da Quarta Revolução Industrial. Este contexto é caracterizado pela profusão de novidades tecnológicas que impactarão no emprego e na necessidade de desenvolvimento de novas habilidades para executá-lo. O estudo foi desenvolvido por meio da realização de uma pesquisa bibliográfica, a partir da consulta a artigos científicos e livros sobre gamificação e desenvolvimento humano nas organizações. Considerando as tecnologias da informação como fundamentais em modelos de educação corporativa, os resultados da pesquisa apontam que a partir da aplicação de sistemas gamificados é possível promover a aprendizagem, o engajamento e o desenvolvimento organizacional, capazes de conferir solidez à organização no contexto de trabalho da Quarta Revolução Industrial.

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Biografia do Autor

Hellen Cristine Geremia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Psicologia pela mesma universidade. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (LAPPOT), do Departamento de Psicologia da UFSC e atua como Especialista de Ensino no SENAI (SC). Possui experiência em docência em cursos de Aprendizagem Industrial, Técnico, Superior e Pós-graduação.

Talita Caetano Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Psicóloga, Mestra em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Especialista em Gestão estratégica de Pessoas. Dedica-se atualmente aos estudos do sistema de educação corporativa e suas interrelações com o desenvolvimento humano e organizacional.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Geremia, H. C., & Silva, T. C. (2017). Gamificação: uma estratégia de desenvolvimento de pessoas em organizações no contexto da quarta revolução industrial. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 10(1), 45–62. https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.936