Diferenciais competitivos adotados por empresas de tecnologia da informação da cidade de Chapecó/SC e região

Autores

  • Andrei Bonamigo UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cristiane Duarte UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Lucimar Angela Frigeri UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.404

Palavras-chave:

TI- Tecnologia da Informação, Competitividade Organizacional, Sustentabilidade Empresarial, Gestão

Resumo

A busca por melhor posicionamento de mercado e Market share é considerada necessidade vital para a existência, bem como sobrevivência das organizações. Diante de tal realidade, com este estudo buscou-se avaliar como as empresas do setor da tecnologia da informação no município de Chapecó e região aliam os conceitos de competitividade e sustentabilidade empresarial. A coleta de dados baseou-se no retorno da aplicação de um questionário com quinze empresas pertencentes ao Deatec. Para o estudo, utilizou-se a análise de caráter qualitativo, e tabulação dos dados baseados em estatística descritiva. Por meio do estudo, identificaram-se as áreas de atuação das empresas, bem como fortes forças competitivas com ampla tendência de crescimento, sendo assim detectado que a sustentabilidade na temática abordada tende a tornar-se fator norteador da competitividade no segmento estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrei Bonamigo, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Aluno do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc com extensão no Mestrado em Ciências Empresarias na IPS - Polytechnic Institute of Setubal Portugal. Especialista em Engenharia de Produção – Sociesc/Joinville. Possui graduação em Curso Superior em Fabricação Mecânica e Curso Técnico em Mecânica – SENAI/Luzerna. Atua como pesquisador na Linha Pesquisa Competitividade do Agronegócio no MPA – Unoesc. É professor do SENAI Luzerna e Joaçaba e UCEFF Faculdades de Chapecó e professor em Cursos Superiores Técnicos e de Qualificação Profissional. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de gestão da Qualidade, Gestão de Processos, PCP e Lean. Avaliador/revisor ad hoc da RACE – Revista de Administração, Contabilidade e Economia, detentor do ISSN on-line 2179-4936, com qualis B2.

Cristiane Duarte, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Administradora graduada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Especialista em Marketing e aluna do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc. Docente nos cursos de Administração da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI (Frederico Westphalen – RS), Uceff Faculdades (Chapecó - SC) e Celer Faculdades (Xaxim – SC). Docente em cursos de Pós-Graduação/MBA, avaliadora/revisora ad hoc da RACE – Revista de Administração, Contabilidade e Economia, detentora do ISSN on-line 2179-4936, com qualis B2 em Administração, Contabilidade e Turismo. Atua como pesquisadora na Linha de Pesquisa: Sustentabilidade em Organizações no MPA – Unoesc. Consultora na área de Marketing.

Lucimar Angela Frigeri, UNOESC

Contadora graduada pela Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina – Fundeste, especialização em Controladoria e Finanças, Gestão de Pessoas, Contabilidade Gerencial e Custos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unochapecó. Mestranda em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Atualmente é docente da Unochapecó, Unoesc, Celer Faculdades e Senai. É Analista de Sistemas na empresa Questor Sistemas Ltda.

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

Bonamigo, A., Duarte, C., & Frigeri, L. A. (2014). Diferenciais competitivos adotados por empresas de tecnologia da informação da cidade de Chapecó/SC e região. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 7(1), 147–164. https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.404