Sala de aula invertida e rotação por estações utilizando as ferramentas Google no curso técnico de automação industrial

Autores

  • Bruno Fraga Cimirro Senai Santa Catarina
  • Sabrina Bleicher Instituto Federal de Santa Catarina - CERFEAD/IFSC

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v12i1.1027

Resumo

O presente artigo tem como propósito relatar uma experiência que utilizou metodologias do ensino híbrido no curso técnico de Automação Industrial do SENAI de Tubarão, na unidade curricular de Hidráulica e Pneumática II. Para implementar essa ação fez-se uso dos modelos de sala de aula invertida e também de rotações por estações. Como suporte tecnológico virtual foram adotados recursos do Google Classroom. Ao final da experiência foi realizada uma avaliação com os estudantes envolvidos para verificar sua percepção em relação à prática adotada. Como resultado, foi possível identificar as potencialidades, problemas enfrentados e a opinião dos alunos em relação à execução da metodologia. Constatou-se que, independentemente das dificuldades enfrentadas no decorrer da experiência, existe a necessidade de ações inovadoras, que efetivem os estudantes como protagonistas na construção do conhecimento, e possibilitem o dinamismo, a interatividade e a colaboração no espaço de aprendizagem, contribuindo para a formação dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Fraga Cimirro, Senai Santa Catarina

Tecnólogo em Automação Industrial pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), especialista em Engenharia Metalúrgica com Ênfase em Fundição pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) e especialista em Docência para a Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Tem experi-ência na área de manutenção industrial por onde atuou por sete anos. Atualmente é especialista de ensino no SENAI – Tubarão (SC), nos cursos de Qualificação, Aprendizagem Industrial e Curso Técnico de Automação Industrial e Eletrotécnica.

Sabrina Bleicher, Instituto Federal de Santa Catarina - CERFEAD/IFSC

Doutora em Mídias do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Design (Estudos Editoriais) pela Universidade de Aveiro, em Portugal (2009). Possui graduação em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Desde 2016, atua como professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Santa Catarina (CERFEAD/IFSC), onde foi Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-Graduação (Especialização) em “Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica”. Desde 2016 é coordenadora da equipe docente da área de Tecnologias na Educação e desde 2017 atua como Coordenadora de Articulação EAD junto aos campus do IFSC.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Cimirro, B. F., & Bleicher, S. (2019). Sala de aula invertida e rotação por estações utilizando as ferramentas Google no curso técnico de automação industrial. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 12(1), 42–59. https://doi.org/10.18624/etech.v12i1.1027