Avaliação dos estilos de aprendizagem em universitários
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1091Palavras-chave:
Estilos de aprendizagem, Avaliação, Gestão do conhecimento, Instrumento de avaliaçãoResumo
Objetivo: Identificar como são avaliados os estilos de aprendizagem em universitários e qual a sua correlação com a prática educacional. Design/Metodologia/Abordagem: Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura sobre a avaliação dos estilos de aprendizagem em universitários. Para a coleta e seleção de artigos foram utilizados procedimentos de revisão sistemática, em fevereiro de 2019. Os artigos selecionados foram analisados por meio da categorização conceitual de suas variáveis e resultados. O check-list PRISMA direcionou as etapas da pesquisa. Resultados: Dos 58 artigos selecionados na revisão, 16 (28%) atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados mostraram a Turquia como o país que mais contribuiu com estudos. ‘Estilo cognitivo de aprendizagem’ foi o descritor de maior destaque (72%) e ensino superior esteve presente em 56% deles. Todos os artigos utilizaram algum instrumento de avaliação, totalizando 13 modelos diferentes. Os estilos de aprendizagem visual, auditivo e cinestésico foram os mais citados entre os estudos. Limitações da pesquisa (se aplicável): A utilização de diferentes instrumentos de avaliação, com abordagens distintas, dificultaram as correlações.Downloads
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Publicado
2020-11-30
Como Citar
Canto, C. A. R. D. L., & Bastos, R. C. (2020). Avaliação dos estilos de aprendizagem em universitários: uma revisão sistemática. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 141–158. https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1091
Edição
Seção
Artigos
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