Avaliação dos estilos de aprendizagem em universitários

uma revisão sistemática

Authors

  • Cleunisse Aparecida Rauen De Luca Canto SENAI/SC
  • Rogério Cid Bastos, Dr. Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1091

Keywords:

Estilos de aprendizagem, Avaliação, Gestão do conhecimento, Instrumento de avaliação

Abstract

Goal: Identify how students' learning styles are evaluated and how they correlate with educational practice. Design / Methodology / Approach: This paper presents the results of a literature review on the assessment of learning styles in college students. For the collection and selection of articles, systematic literature review procedures were used in February 2019. The selected articles were analyzed through the conceptual categorization of their variables and results. The PRISMA checklist directed the research steps. Results: Of the 58 articles selected in the review, 16 (28%) met the eligibility criteria. The results showed Turkey as the largest contributor to studies. 'Cognitive learning style' was the most prominent descriptor (72%) and higher education was present in 56% of them. All articles used some evaluation instrument, totaling 13 different models. Visual, auditory and kinesthetic learning styles were the most cited among the studies. Limitations of the research (if applicable): The use of different assessment instruments, with different approaches, made the correlations difficult.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleunisse Aparecida Rauen De Luca Canto, SENAI/SC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), área de concentração: Engenharia do Conhecimento. Mestre em Psicopedagogia (UNISUL) com experiência de 10 anos em atendimento clínico. Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV). Graduação em Educação e TI. Autora de livros e de artigos científicos publicados em congressos, periódicos e como capítulos de livros. Indicada como finalista na seleção dos melhores artigos apresentados no 30º ENANGRAD, em 2019. Atuação na Educação Superior como suporte ao processo de supervisão e regulação (INEP/MEC), conseguindo conceitos de excelência em todas as avaliações (IES e Cursos). Atua na coordenação do ensino superior na Mantenedora, com foco na elaboração de diretrizes para processos de gestão das Faculdades SENAI, bem como na implantação de novos cursos, polos, unidades vinculadas, processos EaD, credenciamentos, recredenciamentos, implantação de polos, transformação da organização acadêmica, entre outros. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) para credenciamento e recredenciamento de IES, presencial e EaD. Docente da Pós-Graduação Lato Sensu, com ênfase em neurociência, em como as pessoas aprendem (cognição e metacognição); nos processos de aquisição do conhecimento; nos processos de ensino e de aprendizagem; na avaliação da aprendizagem; nos processos de inclusão; nas metodologias ativas de aprendizagem; na metodologia do ensino superior; na qualidade da informação; e em transformação digital. Atuação comprovada na educação presencial e EaD, tanto na graduação, quanto na Pós-Graduação e na Extensão. Membro efetivo do corpo editorial da Revista E-Tech: Tecnologias para a competitividade industrial e do Conselho Superior das Faculdades SENAI.

Rogério Cid Bastos, Dr., Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduações em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (1978); Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979); mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983); especialização em Engenharia de Sistemas pela Universidade Técnica de Lisboa (1988); e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Ocupa, desde maio de 2016, o cargo de Pró-reitor da Próreitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui ampla experiência administrativa na gestão do Ensino Superior. Pesquisa temas relacionados a Sistemas de Conhecimento, com ênfase em: tratamento de incerteza; análise estatística; análise e tratamento de informação e empreendedorismo. Publicação superior a 35 artigos completos em periódicos e revistas, mais de 90 trabalhos apresentados em congressos e eventos científicos e dezenas de participações em bancas de concurso público em ensino superior.

Published

2020-11-30

How to Cite

Canto, C. A. R. D. L., & Bastos, R. C. (2020). Avaliação dos estilos de aprendizagem em universitários: uma revisão sistemática. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 141–158. https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1091

Most read articles by the same author(s)