Avaliação do uso de jogos como ferramenta no processo de ensino aprendizagem em segurança do trabalho

Autores

  • Maria Luiza Gomes Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Simone Rodrigues Campos Ruas UFV - Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v15i3.1209

Palavras-chave:

treinamentos; gamificação; mineração; acidentes de trabalho

Resumo

Os treinamentos devem desenvolver nos colaboradores competências convenientes às atividades que serão executadas, entretanto, existe um panorama em que o instrutor repassa o conhecimento sem apresentar estratégias didáticas, dificultando o aprendizado e não oferecendo subsídios para a capacidade de inovar e absorver conteúdo. Quando se trata de Segurança do Trabalho, a eficácia
da capacitação se torna ainda mais considerável, já que lacunas nesse programa podem refletir na conduta dos trabalhadores e na segurança do local de trabalho. Mediante a carência de treinamentos mais incisivos e a necessidade de tornar o colaborador o protagonista da aprendizagem, este trabalho teve como objetivo avaliar a implementação de um jogo de tabuleiro sobre Segurança no Trabalho em uma empresa multinacional, através da resposta dos colaboradores perante o uso da ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Após a revisão da literatura, a metodologia se dividiu na criação do jogo e na aplicação da ferramenta seguida de uma pesquisa. As respostas apontaram que o modelo de treinamento tradicional não atende totalmente às expectativas dos colaboradores, apresentando oportunidades relativas à linguagem e comunicação do ministrante, quantidade e duração das capacitações e desafio e estímulo ao colaborador. Sobre a utilização de jogos como complemento no processo de treinamento, 100% dos entrevistados concordaram que a ferramenta incentiva a assimilação do conteúdo, promove o conhecimento e melhora as habilidades no tema. Concluiu-se que incluir a gamificação nos programas de capacitações das indústrias é uma maneira interessante de aprimorar competências e possibilitar a aprendizagem por meio de uma experiência dinâmica e lúdica.

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Biografia do Autor

Simone Rodrigues Campos Ruas, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003) e as especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e em Engenharia de Campo - Construção e Montagem pela Universidade Federal Fluminense (2007). Trabalhou na área de infraestrutura aeroportuária no Departamento de Aviação Civil e na Agência Nacional de Aviação Civil. Atualmente é professora na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, atuando nas áreas de resistência dos materiais, teoria das estruturas, segurança do trabalho e Infraestrutura Aeroportuária. 

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Publicado

2022-11-05

Como Citar

Pereira, M. L. G., & Rodrigues Campos Ruas, S. (2022). Avaliação do uso de jogos como ferramenta no processo de ensino aprendizagem em segurança do trabalho. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15(3). https://doi.org/10.18624/etech.v15i3.1209