Avaliação do uso de jogos como ferramenta no processo de ensino aprendizagem em segurança do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v15i3.1209Palavras-chave:
treinamentos; gamificação; mineração; acidentes de trabalhoResumo
Os treinamentos devem desenvolver nos colaboradores competências convenientes às atividades que serão executadas, entretanto, existe um panorama em que o instrutor repassa o conhecimento sem apresentar estratégias didáticas, dificultando o aprendizado e não oferecendo subsídios para a capacidade de inovar e absorver conteúdo. Quando se trata de Segurança do Trabalho, a eficácia
da capacitação se torna ainda mais considerável, já que lacunas nesse programa podem refletir na conduta dos trabalhadores e na segurança do local de trabalho. Mediante a carência de treinamentos mais incisivos e a necessidade de tornar o colaborador o protagonista da aprendizagem, este trabalho teve como objetivo avaliar a implementação de um jogo de tabuleiro sobre Segurança no Trabalho em uma empresa multinacional, através da resposta dos colaboradores perante o uso da ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Após a revisão da literatura, a metodologia se dividiu na criação do jogo e na aplicação da ferramenta seguida de uma pesquisa. As respostas apontaram que o modelo de treinamento tradicional não atende totalmente às expectativas dos colaboradores, apresentando oportunidades relativas à linguagem e comunicação do ministrante, quantidade e duração das capacitações e desafio e estímulo ao colaborador. Sobre a utilização de jogos como complemento no processo de treinamento, 100% dos entrevistados concordaram que a ferramenta incentiva a assimilação do conteúdo, promove o conhecimento e melhora as habilidades no tema. Concluiu-se que incluir a gamificação nos programas de capacitações das indústrias é uma maneira interessante de aprimorar competências e possibilitar a aprendizagem por meio de uma experiência dinâmica e lúdica.
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