Fundamentos conceituais de tecnologia nos cursos superiores da educação profissional tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.296Palavras-chave:
Técnica e tecnologia, Cursos superiores de tecnologia, Filosofia da tecnologia, Educação profissional e tecnológicaResumo
O artigo examina os conceitos de tecnologia expressos nos documentos legais exarados pelo Conselho Nacional de Educação e nos projetos pedagógicos de cursos superiores de tecnologia em instituições de educação superior em Santa Catarina. Por meio do histórico da educação profissional tecnológica de graduação e dos fundamentos epistemológicos da filosofia da tecnologia construiu-se o alicerce teórico que propiciou o estudo dos textos selecionados. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa tendo uma finalidade descritivo-exploratória. Os procedimentos técnicos utilizados valeram-se da pesquisa bibliográfica e documental. A metodologia elegida para o exame dos documentos foi a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a visão determinista e a instrumental caracterizam os documentos analisados. Evidenciou-se ainda que os projetos pedagógicos de curso apropriam dos instrumentos jurídicos não somente os elementos normativos, mas essencialmente os fundamentos conceituais de tecnologia.