Programa um computador por aluno em escolas públicas de Santa Catarina: notas sobre a sedução contemporânea por tudo digitalizar

Autores

  • Gabriele Mendes da Silva UDESC
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes UDESC
  • Fernando Cesar Sossai UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.299

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação, Linguagem, Currículo

Resumo

Neste artigo analisamos algumas empreitadas do governo brasileiro voltados à difusão de tecnologias da informação e comunicação no ensino público escolar. A partir de um conjunto variado de fontes coletadas em campo, esforçamo-nos para perscrutar os sentidos das linguagens que se envolveram com a implantação e recontextualização curricular do Programa Um Computador por Aluno numa escola pública da cidade de Brusque, no sul do Brasil. De modo geral, o artigo conclui que a dispersão de tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas do país parece ser uma forma dos órgãos de governo agenciar linguagens supostamente habilitadas a lidar com ansiedades contemporâneas preocupadas com o tudo digitalizar.

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Biografia do Autor

Gabriele Mendes da Silva, UDESC

Bacharel em Violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Música subárea Educação Musical pela mesma universidade. Durante o mestrado desenvolveu pesquisa relacionada à formação de professores de música e tecnologia. Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Industrial – Nível B (CNPq) do Projeto de Pesquisa “Aulas Conectadas: mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do projeto UCA em Santa Catarina

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, UDESC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estágio de doutoramento em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho – Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina (Universidad de San Andres – Buenos Aires) e nos EUA (Ashland University – Ohio) na área de Currículo e Novas Tecnologias com bolsa Capes (2010 e 2011). É Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia.

Fernando Cesar Sossai, UNIVILLE

Graduado em História pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É professor nos Departamentos de História e Design e coordenador do curso de Sociologia da UNIVILLE. Nos últimos anos tem coordenado pesquisas sobre a inclusão de tecnologias da informação e comunicação no currículo escolar e também se dedicado à produção de recursos didáticos audiovisuais direcionados para o ensino de História.

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Publicado

2012-11-29

Como Citar

Silva, G. M. da, Mendes, G. M. L., & Sossai, F. C. (2012). Programa um computador por aluno em escolas públicas de Santa Catarina: notas sobre a sedução contemporânea por tudo digitalizar. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 71–81. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.299