Fundamentos conceituais de tecnologia nos cursos superiores da educação profissional tecnológica

Autores

  • Sandro de Oliveira UDESC
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.296

Palavras-chave:

Técnica e tecnologia, Cursos superiores de tecnologia, Filosofia da tecnologia, Educação profissional e tecnológica

Resumo

O artigo examina os conceitos de tecnologia expressos nos documentos legais exarados pelo Conselho Nacional de Educação e nos projetos pedagógicos de cursos superiores de tecnologia em instituições de educação superior em Santa Catarina. Por meio do histórico da educação profissional tecnológica de graduação e dos fundamentos epistemológicos da filosofia da tecnologia construiu-se o alicerce teórico que propiciou o estudo dos textos selecionados. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa tendo uma finalidade descritivo-exploratória. Os procedimentos técnicos utilizados valeram-se da pesquisa bibliográfica e documental. A metodologia elegida para o exame dos documentos foi a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a visão determinista e a instrumental caracterizam os documentos analisados. Evidenciou-se ainda que os projetos pedagógicos de curso apropriam dos instrumentos jurídicos não somente os elementos normativos, mas essencialmente os fundamentos conceituais de tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro de Oliveira, UDESC

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná - FESP-PR, especialização em Gestão Empresarial com ênfase em tecnologias pela PUC-PR e mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atualmente cursa o Doutorado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC na linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologia. É docente da Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis na disciplina de Metodologia Científica. Desenvolve estudos nas áreas de educação, comunicação e tecnologias; filosofia da tecnologia; ética e teoria do conhecimento.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, UDESC

Co-autora

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estágio de doutoramento em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho – Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina (Universidad de San Andres – Buenos Aires) e nos EUA (Ashland University – Ohio) na área de Currículo e Novas Tecnologias com bolsa Capes (2010 e 2011). É Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Oliveira, S. de, & Mendes, G. M. L. (2012). Fundamentos conceituais de tecnologia nos cursos superiores da educação profissional tecnológica. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 82–99. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.296