Estado de flow
Uma experiência ótima em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.989Palavras-chave:
Teoria do Flow, Experiência Ótima, Aula, Tecnologias Educacionais EmergentesResumo
Flow em seu amplo sentido, significa estar bem consigo mesmo. Geralmente aplicável no contexto de games, artes e esportes. Pergunta-se sobre a possiblidade deste estado em sala de aula e quais fatores o tornariam possível? Este artigo indo adiante das metodologias convencionais de preparação de aulas, volta-se para verificar como a Teoria do Flow contribui para uma experiência ótima no aprendizado. O objetivo deste artigo é destacar a Teoria do fluxo de Mihaly, dialogando com os autores e com novos conceitos, como Blended Learning, Ubiquituous Learning e Gamification e através da aplicação de um survey, evidenciar as características que os estudantes apresentam quando estão em aulas que gostam. Além da pesquisa bibliográfica, aplicou-se um survey aos estudantes do curso técnico (15 -17 anos). Como resultados da pesquisa, observou-se que o envolvimento e a imersão são essenciais para uma experiência de aprendizagem relevante. É possível o estado de flow durante as atividades de aprendizado em sala de aula em suas várias características, Ubiquituous Learning e Gamification.Downloads
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Publicado
2018-12-20
Como Citar
Vianna, C. T., Silva, L. L. da, Gauthier, F. A. O., & Souza, M. V. de. (2018). Estado de flow: Uma experiência ótima em sala de aula. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 11(1), 89–106. https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.989
Edição
Seção
Artigos