ESTADO DEL FLOW

UNA EXPERIENCIA ÓPTIMA EN SALA DE CLASE

Autores/as

  • Cleverson Tabajara Vianna Instituto Federal de Santa Catarina
  • Lucyene Lopes da Silva Instituto Federal Catarinense
  • Fernando Alvaro Ostuni Gauthier Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.989

Palabras clave:

Teoria do Flow, Experiência Ótima, Aula, Tecnologias Educacionais Emergentes

Resumen

Flow en su amplio sentido, significa estar bien consigo mismo. Generalmente aplicable en el contexto de juegos, artes y deportes. ¿Se pregunta sobre la posibilidad de este estado en el aula y qué factores lo harían posible? Este artículo va más allá de las metodologías convencionales de preparación de clases, se vuelve para verificar cómo la Teoría del Flow contribuye a una experiencia óptima en el aprendizaje. El objetivo de este artículo es destacar la Teoría del flujo de Mihaly, dialogando con los autores y con nuevos conceptos, como Blended Learning, Ubiquitous Learning y Gamification ya través de la aplicación de un survey, evidenciar las características que los estudiantes presentan cuando están en clases que similares. Además de la investigación bibliográfica, se aplicó un survey a los estudiantes del curso técnico (15 -17 años). Como resultados de la investigación, se observó que la implicación y la inmersión son esenciales para una experiencia de aprendizaje relevante. Es posible el estado de flujo durante las actividades de aprendizaje en el aula en sus diversas características, Ubiquitous Learning y Gamification.

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Biografía del autor/a

Cleverson Tabajara Vianna, Instituto Federal de Santa Catarina

Administrador de Empresas, especialista em Gestão Pública e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2018). Membro grupo de pesquisas GMOC – Modelagem do Conhecimento e líder do GNI – Gestão, Negócios e Inovação do CNPQ. Foi gerente e diretor de diversas empresas e ingressou no magistério através de concurso no IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina. Professor no campus Florianópolis, nos cursos de pós-graduação, graduação e técnicos, atuando tanto no ensino presencial como à distância. Apresenta forte experiência na área de TI, Planejamento, Gestão e Auditoria de Sistemas e Liderança de grupos de desenvolvimento de projetos e sistemas. Possui diversos artigos e livros publicados.

Lucyene Lopes da Silva, Instituto Federal Catarinense

Administradora, graduada, especialista e mestra em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Contadora, graduada e especialista pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento no CNPq. Atuou como docente nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNISUL, Araranguá (SC) e Unisul Virtual. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Sombrio (SC).

Fernando Alvaro Ostuni Gauthier, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Professor Associado, do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Bacharelado em Sistemas de Informação, no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e no Mestrado Profissional em Métodos e Gestão em avaliação. Foi na UFSC: Diretor do Departamento de Apoio à Pesquisa, Membro de conselho da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária ? FAPEU, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Representante dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do CTC na Câmara de Pós Graduação , representante da Câmara de Pós-graduação no Conselho Universitário, Diretor Técnico da Escola de Novos Empreendedores, Diretor Acadêmico do Campus de Araranguá, Chefe do Departamento de Engenharia do Conhecimento e Sub-Coordenador do Programa Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação. Consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC sendo atualmente Secretário de EAD da UFSC. Tem experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação, inteligência artificial, computação evolutiva, ensino à distância via web , engenharia do conhecimento onologias e linked data.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Vianna, C. T., Silva, L. L. da, Gauthier, F. A. O., & Souza, M. V. de. (2018). ESTADO DEL FLOW: UNA EXPERIENCIA ÓPTIMA EN SALA DE CLASE. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 11(1), 89–106. https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.989