FLOW STATE

EXCELLENCE IN CLASSROOM EXPERIENCE

Authors

  • Cleverson Tabajara Vianna Instituto Federal de Santa Catarina
  • Lucyene Lopes da Silva Instituto Federal Catarinense
  • Fernando Alvaro Ostuni Gauthier Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.989

Keywords:

Teoria do Flow, Experiência Ótima, Aula, Tecnologias Educacionais Emergentes

Abstract

Flow is the broad sense of being well with you, generally applicable in the context of the arts, sports and games. Flow state in the classroom: which factors make it possible? This article, which goes beyond the conventional methodologies of class preparation, and turns to see how the Flow Theory contributes to an optimal learning experience. The objective of this article is to highlight the Mihaly flow theory, dialoguing with the authors and with new concepts such as Blended Larning, Ubiquituous Learning and Gamification and through the application of a survey, to highlight the characteristics that the students present when they are in classes that like. In addition to the bibliographic research, a survey was applied to technical students (15 -17 years). As research results, it was observed that wrapping and immersion are essential for a relevant learning experience. It is possible to state the flow during classroom learning activities in its various characteristics., Ubiquituous Learning and Gamification. In addition to the bibliographic research, a survey was applied to technical students (15 -17 years). As research results, it was observed that wrapping and immersion are essential for a relevant learning experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleverson Tabajara Vianna, Instituto Federal de Santa Catarina

Administrador de Empresas, especialista em Gestão Pública e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2018). Membro grupo de pesquisas GMOC – Modelagem do Conhecimento e líder do GNI – Gestão, Negócios e Inovação do CNPQ. Foi gerente e diretor de diversas empresas e ingressou no magistério através de concurso no IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina. Professor no campus Florianópolis, nos cursos de pós-graduação, graduação e técnicos, atuando tanto no ensino presencial como à distância. Apresenta forte experiência na área de TI, Planejamento, Gestão e Auditoria de Sistemas e Liderança de grupos de desenvolvimento de projetos e sistemas. Possui diversos artigos e livros publicados.

Lucyene Lopes da Silva, Instituto Federal Catarinense

Administradora, graduada, especialista e mestra em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Contadora, graduada e especialista pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento no CNPq. Atuou como docente nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNISUL, Araranguá (SC) e Unisul Virtual. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Sombrio (SC).

Fernando Alvaro Ostuni Gauthier, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Professor Associado, do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Bacharelado em Sistemas de Informação, no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e no Mestrado Profissional em Métodos e Gestão em avaliação. Foi na UFSC: Diretor do Departamento de Apoio à Pesquisa, Membro de conselho da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária ? FAPEU, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Representante dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do CTC na Câmara de Pós Graduação , representante da Câmara de Pós-graduação no Conselho Universitário, Diretor Técnico da Escola de Novos Empreendedores, Diretor Acadêmico do Campus de Araranguá, Chefe do Departamento de Engenharia do Conhecimento e Sub-Coordenador do Programa Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação. Consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC sendo atualmente Secretário de EAD da UFSC. Tem experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação, inteligência artificial, computação evolutiva, ensino à distância via web , engenharia do conhecimento onologias e linked data.

Published

2018-12-20

How to Cite

Vianna, C. T., Silva, L. L. da, Gauthier, F. A. O., & Souza, M. V. de. (2018). FLOW STATE: EXCELLENCE IN CLASSROOM EXPERIENCE. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 11(1), 89–106. https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.989