O ensino de moda e a inclusão de deficientes visuais

Autores

  • Cristiani Maximiliano SENAI/SC - Blumenau
  • Simone Batista Tomasulo UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.376

Palavras-chave:

Educação profissional, Design de moda, Deficientes visuais

Resumo

O ensino de moda está marcado essencialmente pelo desenvolvimento de projetos de coleções, nos quais o aluno terá contato com os ciclos que os produtos percorrem entendendo o conceito da moda como a maneira de se apresentar aos outros, em relação à aparência física. É pautada pela mudança, pelo efêmero, por muitas novidades a cada nova estação, movimentando um mercado imenso, pois a roupa antes de chegar ao consumidor passa por um ciclo, que corresponde desde o beneficiamento da matéria-prima, até as passarelas e às lojas, constituindo-se como um enorme mercado, que movimenta a economia e gera empregos. Assim, este estudo objetiva analisar a possibilidade de inclusão da pessoa com deficiência visual no Curso Profissionalizante de Técnico em Produção de Moda, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Blumenau, Santa Catarina, pois, entre as deficiências mais citadas nos últimos anos pelas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, a visual correspondeu 18,8% dos entrevistados. Desta forma, o ensino inclusivo visa à inserção de um indivíduo, que antes estava sendo privado em fazer parte do processo de educação, passando a fazer parte dele. Sendo assim, sugere-se como estudo nesse trabalho a inclusão de deficientes visuais no ensino de moda, através da unidade curricular Moulage. A metodologia de pesquisa adotada foi à qualitativa, exploratória, através de procedimentos bibliográficos, documentais e questionários com professores que aplicam esta técnica. O resultado mostrou-se positivo, com algumas recomendações a serem consideradas, em relação à metodologia utilizada e materiais didáticos necessários, propondo experiências práticas a fim de enriquecimento e continuidade desse estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiani Maximiliano, SENAI/SC - Blumenau

Designer de Moda graduada pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) e especialista em Moda: Planejamento, Desenvolvimento e Comunicação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Possui experiências anteriores na Indústria Têxtil, como estilista. Atualmente atua como Especialista em Vestuário no SENAI SC em Blumenau, desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino dos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnicos da área de Moda.

Simone Batista Tomasulo, UNIVALI

Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (1988) e Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Há quinze anos atua como docente na Universidade do Vale do Itajaí em cursos de graduação como Turismo e Hotelaria, Design de Interiores, Moda e Industrial, Estética, Administração e, na pós-graduação lato sensu nas áreas de Turismo e Hotelaria (no qual também coordenou alguns cursos), Docência no Ensino Superior, Enogastronomia, Moda, Ambientação de Interiores, Marketing e Serviços. Tem experiência na área de Turismo, trabalhando de 1990 a 1998 no mercado de São Paulo e em 2008 participou de um trabalho de consultoria tendo em vista elaborar um diagnóstico para implantação de roteiros enoturísticos em Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-10-29

Como Citar

Maximiliano, C., & Tomasulo, S. B. (2013). O ensino de moda e a inclusão de deficientes visuais. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 6(2), 135–165. https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.376