O ensino de moda e a inclusão de deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.376Palavras-chave:
Educação profissional, Design de moda, Deficientes visuaisResumo
O ensino de moda está marcado essencialmente pelo desenvolvimento de projetos de coleções, nos quais o aluno terá contato com os ciclos que os produtos percorrem entendendo o conceito da moda como a maneira de se apresentar aos outros, em relação à aparência física. É pautada pela mudança, pelo efêmero, por muitas novidades a cada nova estação, movimentando um mercado imenso, pois a roupa antes de chegar ao consumidor passa por um ciclo, que corresponde desde o beneficiamento da matéria-prima, até as passarelas e às lojas, constituindo-se como um enorme mercado, que movimenta a economia e gera empregos. Assim, este estudo objetiva analisar a possibilidade de inclusão da pessoa com deficiência visual no Curso Profissionalizante de Técnico em Produção de Moda, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Blumenau, Santa Catarina, pois, entre as deficiências mais citadas nos últimos anos pelas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, a visual correspondeu 18,8% dos entrevistados. Desta forma, o ensino inclusivo visa à inserção de um indivíduo, que antes estava sendo privado em fazer parte do processo de educação, passando a fazer parte dele. Sendo assim, sugere-se como estudo nesse trabalho a inclusão de deficientes visuais no ensino de moda, através da unidade curricular Moulage. A metodologia de pesquisa adotada foi à qualitativa, exploratória, através de procedimentos bibliográficos, documentais e questionários com professores que aplicam esta técnica. O resultado mostrou-se positivo, com algumas recomendações a serem consideradas, em relação à metodologia utilizada e materiais didáticos necessários, propondo experiências práticas a fim de enriquecimento e continuidade desse estudo.
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