Análise de conservação de energia elétrica nas indústrias do setor metal-mecânico do Alto Vale do Itajaí

Autores

  • Sidnei Luciano Raduenz Rioar Automação Industrial
  • Eduardo Deschamps Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Adriano Péres Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.61

Palavras-chave:

Aumento da eficiência energética, Substituição de equipamento menos eficiente, Economia de energia elétrica

Resumo

A disponibilidade de energia elétrica é hoje um dos principais fatores contribuintes para o desenvolvimento industrial de forma que a eficiência no uso deste recurso contribui para um desenvolvimento baseado na sustentabilidade. Este trabalho apresenta um estudo sobre as principais formas de obtenção de economia de energia em ambientes industriais tendo como referência as principais cargas do processo produtivo do setor metal-mecânico do Alto Vale do Itajaí, porém, sem considerar estudos de viabilidade financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Luciano Raduenz, Rioar Automação Industrial

Graduado em Engenharia Elétrica pela FURB em 2000. Pós graduação em nível de especialização em Automação Industrial pela FURB em 2003. Pós graduação em nível de mestrado em Engenharia Ambiental pela FURB em 2007. Engenheiro eletricista e sócio proprietário da Rioar Automação Ltda de Rio do Sul- SC. Docente da Faculdade de Tecnologia SENAI Rio do Sul nas disciplinas de Pneumática e hidráulica, máquinas elétricas e Manutenção elétrica. Discente do curso de pós graduação em Gerenciamento de projetos da Faculdade SENAC de Rio do Sul.

Eduardo Deschamps, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1987), especialização em Empreendedorismo na Engenharia (2000), mestrado em Engenharia Elétrica (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica (1999), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor titular da Universidade Regional de Blumenau, Conselheiro da Fundação Fritz Müller e Docente Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. É membro da SOBRAEP (Associação Brasileira de Eletrônica de Potência) e do IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conversores Multiníveis, Conversores CC-CC, Comutação Suave, Fontes de Alimentação.

Adriano Péres, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação (1991), mestrado (1993) e doutorado (2000), todos em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 1994 é professor do quadro em regime de dedicação exclusiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde foi Chefe de Departamento (1994-1996) e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica (2000-2004). Desde 2006 é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE - FURB). Tem experiência na área de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico, atuando nos temas: inversores, conversores com alto rendimento, circuitos de auxílio a comutação e aplicação da eletrônica de potência em educação. Foi Coordenador Técnico do COBEP2007 (Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência). É sócio fundador da Fundação Fritz Müller de apoio a pesquisa. É avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC, membro da SOBRAEP (Associação Brasileira de Eletrônica de Potência) e do IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Downloads

Publicado

2009-06-05

Como Citar

Raduenz, S. L., Deschamps, E., & Péres, A. (2009). Análise de conservação de energia elétrica nas indústrias do setor metal-mecânico do Alto Vale do Itajaí. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 2(1), 1–15. https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.61