A importância das revisões do portfólio de projetos de inovação para as organizações

Autores

  • Charles Anderson Prada Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Aline França Abreu Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Dorzeli Trzeciak Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Pedro Felipe Abreu Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.63

Palavras-chave:

Inovação, Portfolio de projetos, Revisão do portfólio de projetos, Innovation, Project portfolio, Project portfolio review

Resumo

No mundo globalizado, a inovação de produtos e serviços é essencial para a competitividade das organizações. Os fatores intangíveis que cercam os projetos inovadores tornam os riscos ainda maiores e difíceis de serem gerenciados, principalmente quando ocorrem mudanças externa e interna dos cenários que prejudicam os objetivos organizacionais. Portanto, o portfólio de projetos necessita ser periodicamente revisado para garantir que os projetos que o compõe tragam os resultados traçados pela organização. Este artigo apresenta uma abordagem de revisão de portfólio de projetos voltados para a inovação de produtos, serviços e processos, baseando-se em conceitos e teorias da inovação, projetos e gestão de portfólio. Para tanto, o presente estudo expõe-se descritivamente a importância da revisão constante do portfólio de projetos de inovação que influenciam diretamente em tomadas de decisão, gerando mudanças que podem melhorar o desempenho da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Anderson Prada, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em ciências da computação, especialista em desenvolvimento na WEB e mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) - UFSC, colaborador do IGTI, atuando nas áreas de Tecnologia da informação e Engenharia do conhecimento. Atualmente é Analista de Sistemas com foco em desenvolvimento para sistemas de gestão empresarial (ERP).

Aline França Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Economista e mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, Ph.D em Tecnologia da Informação pela University of Waterloo, Canadá. Atuou como Secretária de Planejamento do Governo do Estado de Santa Catarina. Professora Associada 1 do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas e Coordenadora técnica do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação – IGTI. Participa dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Engenharia e Gestão do Conhecimento. Atua nas áreas de Inteligência de Negócios, Portais de Informação Gerencial, Sistemas de Gestão do Conhecimento, Governança de TI, Gestão e Avaliação do Retorno de Investimentos para Portfólio de Projeto Estratégicos de TI, Metodologias e Ferramentas para Inteligência Competitiva, Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos e Gerência Estratégica da Inovação. Tendo vários livros e artigos publicados sobre os temas e já orientou mais de cem pesquisadores (mestrandos e doutorandos) nessa área. Diretora da SUCESU-SC (Sociedade Brasileira de Usuários de Tecnologia da Informação), participa também do Conselho Editorial de Revistas como Ciências da Informação, RA –USP e Produção e das Sociedade Brasileira da Computação, Associação Brasileira de Engenharia de Produção, e Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Coordena projetos de apoio ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de Santa Catarina, responsável pelo mapeamento da cadeia produtiva e da implantação de Observatório Tecnológico para o setor e participa de outros projetos cujo objetivo é a implantação de núcleos de inovação em empresas catarinenses. Coordena cursos in-company de especialização em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Gestão Estratégica da Inovação para grandes empresas brasileiras.

Dorzeli Trzeciak, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é consultora técnica do IEL/SC, atuando na área de gestão e inovação; doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) da UFSC. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Inteligência Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência competitiva, tecnologia da informação, gestão da inovação, gestão da informação, observatórios e inovação.

Pedro Felipe Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC, Ph.D e pós-doutorado em modelagem computacional pela University of Waterloo, Canadá e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atuou como diretor de informática da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado de SC, como engenheiro e consultor de várias empresas. Como Professor nas universidades UNIVALI e Estácio de Sá e como colaborador na UFSC. É pesquisador associado ao IGTI. Atua na área de Portais de Informação Empresarial, Sistemas de Gestão Integrada, Metodologias de Modelagem de Informação, Agentes inteligentes para Inteligência Competitiva e Portais de Comunicação e Suporte a Gestão de Projetos, com ênfase na gestão do conhecimento. Atualmente é Diretor da Arte Factu Tecnologia da Informação e Inovação, Coordena o projeto de implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial para o IEL-SC e Coordena o Curso de Gestão da Inovação do Instituto Heliópolis – Universidade de Saint Etienne. Tem vários artigos e capítulos de livros publicados no tema e orientou mais de 40 pesquisadores nessas áreas. Participa do Conselho Editorial de Eventos Científicos da Associação Brasileira de Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

2009-06-05

Como Citar

Prada, C. A., Abreu, A. F., Trzeciak, D., & Abreu, P. F. (2009). A importância das revisões do portfólio de projetos de inovação para as organizações. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 2(1), 16–32. https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.63