Prevenção contra danos provocados por surto de tensão devido às descargas atmosféricas através de sistema eletrônico microcontrolado

Autores

  • Anderson Soares André UNISUL
  • João Luiz Alkaim UNISUL
  • Julibio David Ardigo UNISUL
  • Sérgio Luciano Avila UNISUL
  • Bruno Filippe Espindola UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.127

Palavras-chave:

Descarga atmosférica, Proteção., Microcontrolador

Resumo

Este artigo apresenta um sistema microcontrolado, com interface computacional, que permite fazer a aquisição de dados provenientes do Sistema de Informações Integradas Baseado no Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas (SIDDEM), de forma a obter informações das descargas atmosféricas ocorridas na região da Subestação localizada em Palhoça/SC, de propriedade da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. Tais dados subsidiam as tomadas de decisão do sistema desenvolvido a fim de proteger equipamentos eletrônicos de danos que possam ser causados por surto de tensão devido a estas descargas, desconectando-os da rede elétrica e mantendo-os em funcionamento através de um no-break. O local foi escolhido em função de sua facilidade de acesso, mas o sistema desenvolvido pode ser facilmente utilizado em outros pontos de interesse da Eletrosul Centrais Elétricas S.A.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Soares André, UNISUL

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), tendo também obtido o título de Mestre em Engenharia elétrica na mesma instituição no ano de 1997. Sua graduação, em Engenharia Elétrica, foi concluída em 1995 na Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atualmente é coordenador do curso de Engenharia Elétrica - Telemática da Universidade do Sul de Santa Catarina, atuando também como professor no curso superior de tecnologia do SENAI/SC em São José. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, lâmpada de vapor de sódio de alta pressão, alto fator de potência, lâmpada fluorescente e reator.

João Luiz Alkaim, UNISUL

João Luiz Alkaim Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UERJ, especialização em Confiabilidade de Sistemas de Potência pela UNIFEI, mestrado pela UFSC e doutorado pela Engenharia de Produção da UFSC. Atualmente é docente da UNISUL- Universidade do Sul de Santa Catarina, nos cursos de engenharia elétrica, ciência da computação e sistema de informações. Trabalhou 22 anos como engenheiro de operação/manutenção da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. Tem experiência em Transmissão e Geração de energia, atuando nos temas: engenharia do conhecimento, operação, confiabilidade e manutenção de sistemas de energia. Dedica-se, também à pesquisa na área de energia e coordena o GPEAR – Grupo de Pesquisas em Energias Alternativas e Renováveis da Unisul.

Julibio David Ardigo, UNISUL

Graduação (1987) e mestrado (1994) em Engenharia Elétrica e doutorado em Engenharia de Produção (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vínculo profissional: Professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc e da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, na qual exerce o vice-coordenador do curso de Engenharia Elétrica Telemática. É Conselheiro do CREA-SC, onde Coordena a Câmara Especializada em Engenharia Elétrica e a Câmara Nacional da área, pelo CONFEA. Foco de atuação: Tecnologia de Informação e Comunicação aplicadas à Administração e Engenharia, principalmente em infra-estrutura de tecnologia e e-Business

Sérgio Luciano Avila, UNISUL

Eletrotécnico e engenheiro eletricista, possui mestrado pela UFSC (2002) e doutorado com duplo-diploma pela Ecole Centrale de Lyon e UFSC (2006). Realizou seu primeiro estágio de pós-doutoramento industrial no ano de 2006 na Schneider Electric (INPG/IDEA/GIE), onde ajudou a desenvolver uma nova tecnologia para esta empresa. Em 2008 concluiu o seu segundo estágio de pós-doutoramento no LMAG/USP. Atua como professor na UNISUL. Tem experiência em engenharia; otimização e análise de sensibilidade na concepção de dispositivos e sistemas; estudos de viabilidade de negócios e gerenciamento de projetos.

Bruno Filippe Espindola, UNISUL

Graduando em Engenharia Elétrica - Telemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina, atua como técnico de transmissão de dados na Embratel, atuando com ativação de circuitos, tendo contato com todas as tecnologias de redes utilizadas pela Embratel.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

André, A. S., Alkaim, J. L., Ardigo, J. D., Avila, S. L., & Espindola, B. F. (2010). Prevenção contra danos provocados por surto de tensão devido às descargas atmosféricas através de sistema eletrônico microcontrolado. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 3(1), 1–23. https://doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.127