GAMIFICATION AS A TEACHING RESOURCE IN INDUSTRIAL LEARNING COURSES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v17i1.1328

Palabras clave:

gamification; active teaching methodology; gamified activity; SENAI; industrial learning

Resumen

This research aimed to identify the contributions of gamified activities to the learning process of students in industrial learning courses in the information technology field at SENAI Timbó. The study sought to understand and measure, through student evaluations, the acceptance and impacts of gamification on the teaching-learning process. It aimed to verify whether gamification is an applicable methodology for Professional Technological Education (EPT) and to explain its importance in this context. The research also aimed to analyze, through observations and student self-assessments, whether the gamification methodology increased engagement and participation in educational activities. It identified how gamification can contribute to improving students' performance in EPT classes. The action research method was employed, allowing for a qualitative analysis along with exploratory activities on the results. Observation was used during the application of gamified activities, followed by an evaluative questionnaire administered via Google Forms, and concluded with a debate with students about the questionnaire results. The obtained data were analyzed and discussed based on the theoretical framework of education, gamification, and teaching-learning. The results indicated that students approved the use of gamification as a teaching tool, seeing benefits for the teaching-learning process by providing engagement and effort from students, positively impacting their performance and learning gains.

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Biografía del autor/a

Hermano Roepke, SENAI Santa Catarina

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFC Campus Blumenau, pós-graduado em Tecnologias para a Educação profissional pelo IFSC campus Gaspar (2022), pós-graduado em Gestão de TI pelo IFC campus Rio do Sul (2019) e possui graduação em Sistemas de Informação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2014). Atualmente é professor especialista em informática no SENAI/SC unidade de Timbó e professor substituto de informática no IFC Campus Blumenau.

Denise Fernandes, Instituto Federal Catarinense

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC (2006). Mestre em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Realizou doutorado sandwich o Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular de Plantas (Potsdam/Golm-Alemanha) (2013). Pós-doutorado no laboratório de Cultura de Tecidos II - LCTII / BIOAGRO - UFV (2014 - 2016). Professora de Biotecnologia Vegetal do Instituto Federal Catarinense, campus Rio do Sul. Atua nos cursos de Bacharelado em Agronomia, Especialização Lato Sensu em Agronomia: Sistemas Agrícolas Regionais e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Na área agrárias desenvolve atividades de pesquisa e extensão em Fisiologia vegetal, Biotecnologia Vegetal com ênfase na Cultura de Tecidos Vegetais. No Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) orienta discentes em pesquisas na Linha de Pesquisa de Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.

Ivair Fernandes de Amorim, Instituto Federal de São Paulo

Doutor (2012) e Mestre (2008) em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Campus de Araraquara. Possui graduação em Pedagogia - UNIFEV- Centro Universitário de Votuporanga (2004). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na Área de Educação/Pedagogia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Votuporanga Tem experiência na área de educação, tendo atuado como Professor de Educação Básica I, Diretor de Escola e Formador de Professores em curso superior, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica, Administração Escolar, Coordenação Pedagógica, Filosofia da Educação e Política Educacional. Realiza, no momento, estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Eder Aparecido de Carvalho, Instituto Federal Catarinense

Professor do Instituto Federal Catarinense - Área: Sociologia. Também é Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnologia em Rede Nacional, IFC - Campus Blumenau. Possui Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - FCL Araraquara) e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Também possui Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em Gestão do Sistema Prisional e Gerenciamento de Crises pela Faculdade de Selvíria-MS. É pesquisador no Grupo de Pesquisa "Ciências e Desenvolvimento Social" (CDS/IFC/Cnpq). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e sociais (com destaque para políticas de assistência estudantil e sistema prisional), cidadania, democracia e poder moderador. É autor/organizador de dois livros: Inclusão social: diálogos sobre educação e as relações étnico-raciais / editora Appris (2018) e Metodologia de pesquisa: práticas metodológicas nas ciências humanas / editora CRV (2018).

Publicado

2024-09-24

Cómo citar

Roepke, H., Fernandes, D., Fernandes de Amorim, I., & Aparecido de Carvalho, E. (2024). GAMIFICATION AS A TEACHING RESOURCE IN INDUSTRIAL LEARNING COURSES. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 17(1). https://doi.org/10.18624/etech.v17i1.1328