Controle Estatístico de Processo via Linguagem Livre

Autores

  • João Paulo Sganzella SENAI,São Carlos,SP
  • Anderson Ara SENAI,São Carlos,SP
  • Francisco Louzada ICMC - USP

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.212

Palavras-chave:

CEP, Controle Estatístico de Processo, Processo de Usinagem, Rugosidade, Software R

Resumo

A alta competitividade no mercado tem exigido que as empresas busquem agregar qualidade a seus produtos em busca de alto desempenho, minimização de desperdícios e redução do custo final do produto. Neste contexto, estrutura-se a metodologia de Controle Estatístico de Processo (CEP). Empresas que fazem uso de CEP necessitam de softwares específicos. Sua utilização, envolve a realização de cálculos estatísticos, construções de gráficos, medição de capacidade de processo, entre outras necessidades. Com isso, precisa disponibilizar recursos financeiros para compra de licença para a utilização dos mesmos, custo este que é muitas vezes repassado ao produto final. A proposta deste trabalho é a utilização de um ambiente computacional livre e gratuito que está disponível na rede mundial de computadores, conhecida como Linguagem R ou apenas Software R para proceder de forma gratuita à utilização do CEP. Neste artigo, procura-se demonstrar a aplicabilidade do CEP, via Software R, dentro do contexto industrial. Um conjunto de dados reais referente à textura superficial de eixos fabricados através de processo de usinagem é apresentado em detalhes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Sganzella, SENAI,São Carlos,SP

Graduando em Tecnologia em Fabricação Mecânica na Faculdade de Tecnologia SENAI Antônio Adolpho Lobbe, São Carlos, SP, Brasil. Colaborador da Tecumseh do Brasil Ltda., São Carlos, SP, Brasil. Possui formação em Gestão da Qualidade, Estatística Aplicada a Qualidade e Inspeção da Qualidade Industrial.

Anderson Ara, SENAI,São Carlos,SP

Doutorando em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente de Estatística na Faculdade de Tecnologia SENAI Antônio Adolpho Lobbe, São Carlos, SP, Brasil. Pesquisador vinculado ao Centro de Estudos do Risco (CER) do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Francisco Louzada, ICMC - USP

PhD em Estatística, Universityof Oxford (Oxford), Inglaterra. Docente Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Diretor Adjunto do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI-USP) e do Centro de Estudos do Risco (CER-UFSCar). Bolsista em Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-10-24

Como Citar

Sganzella, J. P., Ara, A., & Louzada, F. (2012). Controle Estatístico de Processo via Linguagem Livre. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 5(1), 16–31. https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.212