Estudo da adição de lodo gerado pela indústria metalmecânica na fabricação de tijolos de cerâmica vermelha

Autores/as

  • Geovane Vieira Senai
  • Douglas Fernando da Silva Univille

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.220

Palabras clave:

lodo, Cerâmica vermelha, Tijolos, Propriedades mecânicas

Resumen

Este trabalho teve como objetivo avaliar a incorporação do lodo gerado na Estação de tratamento de efluentes-ETE de uma indústria de produção de refrigeradores, na matéria prima de fabricação de tijolos furados e maciços de cerâmica vermelha. O lodo foi caracterizado através da análise de fluorescência de raios-X, difratometria de raios-X, e seu comportamento térmico analisado por termogravimetria e calorimetria exploratória diferencial. As composições foram preparadas nas proporções de 10, 15 e 20 % de lodo em massa de cerâmica vermelha. Foram produzidos corpos de prova sinterizados na temperatura de 800, 900, 950 e 1050 oC. Para cada mistura, foram medidas as propriedades de perda ao fogo, retração térmica linear de queima, retração térmica devido a secagem, absorção de água, cor de queima, massa específica aparente, porosidade, granulometria, resistência a compressão, umidade e a plasticidade. As composições de 10 e 15 % apresentaram resultados muito promissores em relação aos requisitos recomendados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geovane Vieira, Senai

Mestre em Engenharia de Processos pela UNIVILLE, Especialista em Engenharia de Automação pela SOCIESC, Tecnólogo em Processos Industriais com Habilitação em eletromecânica pela UNIVILLE/SENAI. Professor Especialista de Ensino do Núcleo de Automação e Mecatrônica do SENAI, Joinville, atualmente é docente nas disciplinas para os Cursos de Pós Graduação e Superiores de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Redes de Computadores e Fabricação Mecânica e também para os cursos técnicos em Automação Industrial e Mecatrônica. Há mais de 10 anos, exerce a função Especialista de Manutenção na Empresa Mexichem Brasil, desenvolvendo e gerenciando diversos projetos de melhorias de processos de Extrusão, Injeção e Sopro. Atua fortemente em projetos de adequação de equipamentos às normas NR 10 e NR12. Consultor de empresas no segmento de metalmecânica, automação e de processos da região norte de Santa Catarina, com ênfase em instrumentação e controle de processos automatizados, adequação às normas NR 10 e NR12.

Douglas Fernando da Silva, Univille

Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade da Região de Joinville - Univille. Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Engenheiro Químico pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Engenheiro de Processos Sênior na Whirlpool SA há 11 anos. Atua no desenvolvimento de processos de montagem para refrigeradores e freezers da marca Consul e Brastemp, implantação de novos produtos e manutenção dos processos. Focal Point da Whirlpool Latin America com plantas em Joinville-SC, Rio Claro-SP e Manaus-AM, nos fóruns de manufatura avançada (Advanced Manufacturing) com foco nos processos de Embalagem dos produtos.

Publicado

2012-09-26

Cómo citar

Vieira, G., & Silva, D. F. da. (2012). Estudo da adição de lodo gerado pela indústria metalmecânica na fabricação de tijolos de cerâmica vermelha. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 69–91. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.220