Experimentação pedagógica de laboratórios virtuais para ensino de manutenção de microcomputadores

Autores/as

  • Eduardo Filgueiras Damasceno Instituto Federal Goiano
  • Tatiane Valau Pereira Damasceno Instituto Federal de Goiano

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.318

Palabras clave:

Ambiente virtual, Ensino de instalação e manutenção de computadores

Resumen

Este trabalho relata um estudo observacional sobre a inclusão pedagógica de um ambiente virtual no ensino técnico de instalação e manutenção de microcomputadores e a sua validade como instrumento de facilitação de aprendizagem simulada. É analisada também a contribuição da ferramenta enquanto práxis pedagógica contribuidora para o enriquecimento do conhecimento dos alunos do ensino técnico. O estudo está postulado na hipótese da viabilidade pedagógica do uso de ambientes virtuais, e para confirmação foi estabelecido um estudo composto de 50 alunos do ensino profissional usando um sistema de simulação de montagem e manutenção desenvolvido com técnicas de realidade virtual para esta pesquisa. Como ferramenta de pesquisa foi usado um questionário respondido por alunos e as observações analisadas pelo resultado obtido na avaliação de conteúdo pelo aluno. O artigo apresenta as conclusões sobre a práxis do ambiente virtual provando a sua eficácia no estudo proposto quando comparado com o método tradicional de ensino de instalação e manutenção de computadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Filgueiras Damasceno, Instituto Federal Goiano

Analista de Sistemas pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípedes Sorares da Rocha de Marília (UNIVEM) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia UFU/MG). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no campus de Cornélio Procópio- PR. Atua principalmente no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para simulação e treinamento em realidade virtual e aumentada.

Tatiane Valau Pereira Damasceno, Instituto Federal de Goiano

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade de Rio Verde/ GO – (FESURV), Professora do Estado de Goiás. Atua na aplicação de recursos tecnológicos na sala de aula e na validação pedagógica dessas práxis.

Publicado

2013-12-09

Cómo citar

Damasceno, E. F., & Pereira Damasceno, T. V. (2013). Experimentação pedagógica de laboratórios virtuais para ensino de manutenção de microcomputadores. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 125–140. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.318