Design de joias: cerâmica avançada e a prototipagem rápida na joalheria

Autores

  • Carolina Araujo Guilgen
  • Gláucia Salles Ferro UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.541

Palavras-chave:

Design de joias. Prototipagem rápida. Cerâmica avançada.

Resumo

A competição contínua entre os setores produtivos estimula as empresas a investir em transformações tecnologias e processos de trabalho. Assim, até mesmo setores tradicionais que utilizam mão de obra artesanal, como o setor joalheiro, vêm empregando novas tecnologias e processos no intuito de melhorar a competitividade, agregando valor aos produtos. Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica especulativa a respeito da utilização dos processos da modelagem artesanal, da prototipagem rápida (RP) e também da cerâmica avançada no processo de desenvolvimento da peça de joalheria. O artigo explora o conceito e a aplicabilidade da RP, que vem sendo empregada nos projetos de design de joias, e as possibilidades de otimização desta tecnologia com o uso da cerâmica avançada. Não obstante as peculiaridades dos métodos de modelagem artesanal e da RP, existe um universo a ser explorado com criatividade e competência técnica pelo designer no segmento joalheiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Araujo Guilgen

Possui Graduação em Design com Habilitação em Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná UTP (2009), pós-graduação latu sensu em Design de Interiores na Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR (2010). Pós-graduação stricto sensu no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (PPGDesign/UFPR) (2014). Fez estágios e tem experiência na área de consultoria de moda, figurinos e design de jóias. E atuou como assistente em disciplina na PUC-Pr (2014).

Gláucia Salles Ferro, UFPR

Mestranda em Design - UFPR; Bacharel em Desenho Industrial - Fundação Armando Álvares Penteado - SP; Especialista em marketing - ESPM - SP. Foi docente em Faculdades e Centros Universitários nos estados de São Paulo e Paraná. Atualmente é professora em regime parcial do Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA - PR. Experiencia profissional adquirida nas áreas de design,marketing, planejamento estratégico e franchising. É sócia-proprietária da empresa Fronte Sul de consultoria empresarial e franchising.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Guilgen, C. A., & Ferro, G. S. (2015). Design de joias: cerâmica avançada e a prototipagem rápida na joalheria. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 141–156. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.541

Edição

Seção

Artigos