BARBIE PROJECT: DRESSING HISTORY

DRESSING HISTORY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v17i2.1368

Palavras-chave:

Creation; Methodology; Prehistory

Resumo

This article presents a project developed by students from the Bachelor's Degree in Fashion Design in partnership with Unisenai/Unesc, involving the creation of historical miniature garments. In the course "Historical Conceptions: Design, Art, and Fashion," students were challenged to recreate historical clothing for dolls using the SENAI Professional Education Methodology (MSEP). The goal was to integrate historical knowledge with creativity, promoting a deep understanding of the evolution of clothing. Students engaged in expository and interactive classes on the chronology of clothing, covering periods from Prehistory to the Renaissance. They explored how fashion evolved from a basic need for protection to a form of cultural and personal expression. During the Renaissance, fashion emerged as a significant cultural phenomenon, reflecting social and artistic changes.The methodology included discussion circles to encourage critical thinking, practical activities in the creativity lab for fashion illustration, and sewing sessions for garment creation. The exhibition of mini looks to the academic community allowed students to connect theory with practice, highlighting the cultural and historical relevance of clothing. The experience provided a deeper understanding of fashion evolution, aligning students' technical training with market demands and promoting an innovative approach to teaching. The MSEP proved effective in developing critical professionals well-prepared to face future challenges.

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Biografia do Autor

Carina Fernandes de Andrade de Freitas, Senai - Criciúma

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2005). Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros dos Discursos - Universidade do Extremo Sul Catarinense (2009). Mestra em Educação na linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Memória, 2019. Atuou como professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense e na Instituição SENAI - Criciúma, nas disciplinas de Comunicação Oral e Escrita, Português Instrumental e Metodologia para elaboração de projetos. Tem experiência na atuação como docente em cursos técnicos, bem como na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Inglês aplicado à informática para cursos técnicos. Também, atuou como assessora pedagógica dos cursos Técnicos na UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) de 2014 a 2017, foi Coordenadora Pedagógica do Colégio Unesc no período de 2018 a 2019. diretora Foia da Educação Infantil do CEI AFASC Urda Joana Joaquim de 2020 a 2021. Atualmente é Orientadora Pedagógica da Educação Profissional e da Superior da Instituição SENAI - Criciúma. Ministrou formação/assessoria na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e Proposta Curricular. O objeto de estudo no Mestrado foi a concepção de leitura na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por isso possui conhecimentos sobre a base (BNCC) que contribuem no processo de ensino e aprendizagem bem como na apropriação do conhecimento.

Carina Fernandes de Andrade de Freitas -
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/95976911117118593

Yuri Pizzetti, UNISENAI - CRICIÚMA

ossui graduação em Design de Moda pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017), e Especialização em História do Design pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (2019) em Portugal, resultando uma experiência na área de Projetos e Docência no Ensino Superior atuando principalmente em áreas como: História da Moda, Design de Superfícies Têxteis, Pesquisa, Moda e Tendência. Anualmente, o estilista cria coleções de roupas e define tendências de mercado, utilizando uma abordagem inovadora combinando criatividade e conhecimentos em sociologia, modelagem, desenho e história da moda, consolidando referência no cenário da moda. Exerce a função de professor no Curso Superior de Graduação em Design de Moda, em parceria entre Unisenai e Unesc de Criciúma, estimulando o desenvolvimento de novos talentos e contribuindo para a formação de profissionais qualificados com as demandas do mercado. Foi premiado com o projeto Barbie: Vestindo a cronologia da humanidade, onde seu trabalho científico foi selecionado para a 9 edição do livro Ensinar é Aprender do torneio de situações de aprendizagens - TSA 2023, promovido pelo SESI/SC e SENAI/SC.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Fernandes de Andrade de Freitas, C., & PIZZETTI, Y. . (2024). BARBIE PROJECT: DRESSING HISTORY : DRESSING HISTORY . Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 17(2). https://doi.org/10.18624/etech.v17i2.1368