Modelos e ferramentas de gestão

um estudo multi-caso sobre os critérios de escolha e aderência das maiores indústrias de alimentos e bebidas de Santa Catarina

Autores

  • Marcelo Lopes Carneiro SENAI/SC
  • Aline Botelho Schneider Faculdades Barddal
  • Fernando Filardi UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.139

Palavras-chave:

Ferramentas de Gestão, Indústria de Alimentos, Modelos de Gestão.

Resumo

O entendimento da gestão contemporânea das organizações vem se mostrando essencial na busca do entendimento dos fatores que levam as organizações ao sucesso no atual mercado, complexo e a cada dia mais competitivo. Neste contexto, é possível notar que existem poucos estudos sobre as práticas e ferramentas de gestão e a aderência destas às organizações. Este estudo investiga a situação das maiores indústrias de alimentos e bebidas de Santa Catarina, e tem por objetivo verificar quais critérios levam seus gestores a escolherem as ferramentas de gestão adotadas e se há aderência ao modelo de gestão vigente. Para verificar os critérios de escolha quanto à adoção das ferramentas, foi realizado um estudo multi-caso através de entrevistas semi-estruturadas e de análise documental em três das maiores indústrias neste setor, e posteriormente os resultados foram utilizados para o cruzamento com as variáveis relatadas no referencial teórico. Entre os problemas identificados destaca-se que os modelos de gestão destas organizações são construídos de acordo com as suas necessidades do momento e não com base em um planejamento. A pesquisa revelou que as empresas pesquisadas não seguem um único estilo de gestão, ou seja, seu modelo de gestão vem sendo construído de maneira tácita, por meio da interação, muitas vezes deficitária, entre as ferramentas existentes na organização e as novas ferramentas escolhidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lopes Carneiro, SENAI/SC

Analista de Marketing e Professor do SENAI e das Faculdades Barddal nas áreas de Marketing, Teorias de Administração e Empreendedorismo. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialização em Gestão de Marketing pela Estácio de Sá. Atualmente cursa Mestrado em Administração na UNISUL.

Aline Botelho Schneider, Faculdades Barddal

Mestranda em Administração pela UNISUL, Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina - UFSC (2006) e bacharel em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí - Campus São José (2005). Atualmente é colaboradora da Celesc Distribuição S/A e Professora da Faculdade Barddal, nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Sistemas de Informação, lecionando as cadeiras de Metodologia da pesquisa e científica; OS&M; Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Sociologia; e Comunicação Organizacional e Oratória. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos.

Fernando Filardi, UNISUL

Doutor em Administração pela USP, Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas, com ênfase em Estratégia, Negociação e Modelos de Gestão. Especialista em Business pela University of Westminster (Londres) e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua experiência profissional agrega 15 anos de atividades de Consultoria e Treinamento para executivos de grandes empresas como Shell do Brasil, PriceWaterhouseCoopers, IBM Brasil, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Bank Boston, além da docência em cursos de pós-graduação em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas e da publicação de artigos em congressos e revistas especializadas nacionais e internacionais. É professor e pesquisador no Mestrado em Administração da UNIGRANRIO-RJ.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Carneiro, M. L., Schneider, A. B., & Filardi, F. (2010). Modelos e ferramentas de gestão: um estudo multi-caso sobre os critérios de escolha e aderência das maiores indústrias de alimentos e bebidas de Santa Catarina. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 3(1), 24–47. https://doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.139