REFLECTIONS ON DIGITAL GAMES AND GAMIFICATION AS TOOLS FOR THINKING ABOUT CONTEMPORARY EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v18i1.1407

Palavras-chave:

Technologies; Gamification; Digital Games; Contemporary Education.

Resumo

The use of technology in education has been discussed for many years. However, with the Covid-19 pandemic, this topic has gained strength and expanded the possibilities for interacting with digital resources. Moreover, new generations are increasingly immersed in a technological environment, which requires teachers to incorporate new practices in schools. This article is a qualitative theoretical essay aimed at discussing the potential of digital games and gamification in contemporary school education. We present discussions that address the advent of games in schools, the theories that support this methodology, the challenges, and critical perspectives on the subject. We hope that this essay will encourage reflections on the importance of considering digital games and gamification as a teaching methodology, as well as the need to be aware of the challenges and limitations of this approach.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDUARDO SABEL, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau. Especialista em Ensino de Matemática (Farese). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Foi aluno voluntário de Projeto de Iniciação Científica com pesquisa sobre uso de jogos em sala de aula. Já lecionou para turmas de ensino fundamental e médio da educação básica onde iniciou docência em 2015 pela SED/SC e ficou até 2021. Participa do GPEEM - Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática - UFSC. Atualmente é Especialista de Ensino em Matemática no SENAI Florianópolis e Estudante de Doutorado em Educação Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC. Pesquisa na área de ensino e aprendizagem da matemática. Tem interesse e estudos em outros temas como Educação Científica e Tecnológica, metodologias de ensino e processos de ensino, aprendizagem e formação de professores. 

Cintia Rosa da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

É professora Adjunto C-3 da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e membro suplente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional de Santa Catarina. Possui doutorado em Educação Matemática (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, com dois estágios no exterior, um na Universidade de Londres com a Profª. Dra. Candia Morgan e outro na Universidade Montesquieu Bordeaux IV (Pau Pyrennes) com a Profª. Dra. Isabelle Bloch. Possui Mestrado em Ciências da Linguagem (2009), especialização em Educação Matemática (2008) e Licenciatura em Matemática (2005) pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.Foi professora temporária do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Foi tutora do curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, professora efetiva da Escola de Educação Básica Professor Custódio Floriano de Córdova e professora de Cálculo Numérico do curso de Engenharia Cerâmica do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE. Tem experiência na área de Ensino da Matemática. Faz pesquisa em Semiótica na Matemática e em seu Processo de Ensino e Aprendizagem. Está vinculada aos grupos de pesquisa do cnpq intitulados "Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica - PUC/SP" e "GEPECEMAT- Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática da UFSC-Blumenau.

Downloads

Publicado

2025-07-29

Como Citar

SABEL, E., & Silva, C. R. da. (2025). REFLECTIONS ON DIGITAL GAMES AND GAMIFICATION AS TOOLS FOR THINKING ABOUT CONTEMPORARY EDUCATION . Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 18(1). https://doi.org/10.18624/e-tech.v18i1.1407