O uso das metodologias ativas na educação

Autores

  • Ana Elisa Pillon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Araci Hack Catapan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v12i1.1042

Palavras-chave:

Blended Learning, Educação a Distância, Metodologias ativas, Peer Instruction, Problem Based Learning

Resumo

A educação acompanha a evolução da sociedade que, na atualidade, é denominada “do conhecimento” enfatizando a simbiose entre tais temas. Seu histórico, iniciado por um processo de endoculturação, vislumbra a educação a distância como modalidade de ensino com maior índice de crescimento e, atualmente, busca aprimorar suas ações ao utilizar as mais variadas técnicas pedagógicas. A partir desta discussão o objetivo deste estudo é abordar a temática metodologias ativas observando sua inserção na educação como auxiliar no processo de construção de autonomia dos estudantes na sua busca pelo conhecimento. Para atender a este objetivo trabalhou-se a partir de uma busca exploratória-descritiva da literatura, na qual o resultado foi analisado por meio da abordagem qualitativa. Estes procedimentos metodológicos permitiram identificar que o tema metodologias ativas vêm sendo debatido, porém pode-se inferir que há a necessidade de novos trabalhos teórico-práticos que reforcem a importância do assunto para que a educação possa acompanhar a evolução da sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Pillon, A. E., Catapan, A. H., & Souza, M. V. de. (2019). O uso das metodologias ativas na educação. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 12(1), 77–91. https://doi.org/10.18624/etech.v12i1.1042

Edição

Seção

Artigos