O uso das metodologias ativas na educação
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v12i1.1042Keywords:
Blended Learning, Educação a Distância, Metodologias ativas, Peer Instruction, Problem Based LearningAbstract
A educação acompanha a evolução da sociedade que, na atualidade, é denominada “do conhecimento” enfatizando a simbiose entre tais temas. Seu histórico, iniciado por um processo de endoculturação, vislumbra a educação a distância como modalidade de ensino com maior índice de crescimento e, atualmente, busca aprimorar suas ações ao utilizar as mais variadas técnicas pedagógicas. A partir desta discussão o objetivo deste estudo é abordar a temática metodologias ativas observando sua inserção na educação como auxiliar no processo de construção de autonomia dos estudantes na sua busca pelo conhecimento. Para atender a este objetivo trabalhou-se a partir de uma busca exploratória-descritiva da literatura, na qual o resultado foi analisado por meio da abordagem qualitativa. Estes procedimentos metodológicos permitiram identificar que o tema metodologias ativas vêm sendo debatido, porém pode-se inferir que há a necessidade de novos trabalhos teórico-práticos que reforcem a importância do assunto para que a educação possa acompanhar a evolução da sociedade atual.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-11-07
How to Cite
Pillon, A. E., Catapan, A. H., & Souza, M. V. de. (2019). O uso das metodologias ativas na educação. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 12(1), 77–91. https://doi.org/10.18624/etech.v12i1.1042
Issue
Section
Artigos Artigos
License
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.