Mecanismos de Governança da Aprendizagem Organizacional (GovA)

Autores

  • Giselly Rizzatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia de Sá Freire

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1085

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Governança do conhecimento, Governança da aprendizagem

Resumo

Com o objetivo de diminuir a lacuna de estudos sobre GovA, este artigo pretende descrever os mecanismos constitutivos da Governança da Aprendizagem sob a perspectiva organizacional. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho teórico, com objetivos exploratórios e descritivos, por meio bibliográfico, com apoio de uma revisão sistemática da literatura respeitando-se os métodos da revisão integrativa. Como resultado foi possível descrever a análise do conhecimento científico produzido sobre GovA ao longo do tempo, de modo a traçar a sua evolução. Foi identificada a proposição de três mecanismos de GovA: a Governança do Conhecimento (GovC), a Gestão do Conhecimento (GC) e o Ciclo de Conhecimento. Com base na revisão sistemática realizada pode-se afirmar que, nas bases de dados estudadas, esta pesquisa vem contribuir para a mitigação da lacuna de conhecimento sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselly Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com pós-graduação em Direito do Consumidor. Mestre em Administração. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa ENGIN (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento) EGC/ UFSC/CNPQ, pesquisando o tema Governança da Aprendizagem Organizacional.

Patricia de Sá Freire

Professora e Subcoordenadora de Ensino do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Autora de oito livros e mais de 240 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais, periódicos e capítulos de livros. Por dois anos seguidos, 2011 e 2012, foi escolhida como um dos cinco executivos de excelência em Gestão do Conhecimento no Brasil pelo MAKE Award Brasil. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa ENGIN (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento) EGC/UFSC/CNPQ e editora-chefe do International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM).

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Rizzatti, G., & Freire, P. de S. (2020). Mecanismos de Governança da Aprendizagem Organizacional (GovA). Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 71–86. https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1085