Ações de inclusão

valorização da acessibilidade em uma escola profissionalizante

Autores

  • Simoni Casimiro de Oliveira SENAI/SC em Joinville
  • Minéia Virgínea Negrão SENAI/SC em Joinville

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.142

Palavras-chave:

Inclusão social, Acessibilidade, Educação inclusiva

Resumo

O presente artigo tem o intuito de incentivar a valorização da acessibilidade nas escolas profissionalizantes, trazendo à tona resultados obtidos em uma pesquisa aplicada desenvolvida na Unidade SENAI/SC em Joinville. Na referida pesquisa, objetivou-se "planejar, desenvolver, treinar e promover a manutenção de um Laboratório de Acessibilidade para pessoas com deficiências visual, auditiva e motora, para apoio nas atividades didático/pedagógicas”. Por se tratar de pesquisa aplicada fez-se necessário adotar diferentes metodologias e técnicas, dentre elas: pesquisa qualitativa e quantitativa, pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida em instituições com foco em inclusão, envolvendo estudantes e profissionais com deficiência. Após a análise dos resultados foi elaborado relatório gerencial apresentando as metas alcançadas por objetivos propostos. Destaca-se que é possível promover a acessibilidade mediante o comprometimento dos pares. Ações que privilegiam conhecimento e recursos de inclusão fazem a diferença na educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simoni Casimiro de Oliveira, SENAI/SC em Joinville

Bibliotecária formada pela UFSC, e especialista em Qualidade e Produtividade, pela mesma instituição. Atua profissionalmente na cidade de Joinville no SENAI/SC, além de prestar consultorias a empresas. Publicações: Sentido Inverso (Andross, 2008); Palavras Veladas (Andross, 2009).

Minéia Virgínea Negrão, SENAI/SC em Joinville

Acadêmica do 3º ano no Curso de Psicologia da UNIVILLE, usuária do sistema Braile há 13 anos, formada em Magistério, instrutora de curso de Braille para professores de educação especial, com participação em vários cursos e palestras na área da inclusão. É estagiária do Laboratório de Acessibilidade do SENAI/SC em Joinville.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Oliveira, S. C. de, & Negrão, M. V. (2010). Ações de inclusão: valorização da acessibilidade em uma escola profissionalizante. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 3(1), 48–62. https://doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.142

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa